Ataque_de_força_bruta

Ataques de força bruta 

Os ataques de força bruta são surpreendentemente eficazes, visto que grande parte das pessoas reutilizam senhas. A reutilização de senhas é uma prática perigosa pois basta uma senha reutilizada para comprometer todo um conjunto de credenciais.  

Como prevenir ataques de força bruta 

Habilite a autenticação de dois fatores nas contas: quando uma senha é usada em um dispositivo estranho ou desconhecido, é acionada uma etapa adicional de autenticação. Isto pode incluir uma mensagem de texto ou link para verificação de e-mail, biométrico ou outros métodos. Isso adiciona uma camada extra de proteção às suas contas. 

Certifique-se de que suas senhas sejam fortes e exclusivas: Ao certificar-se de usar senhas fortes e exclusivas para todas as suas contas, você torna mais difícil para um cibercriminoso adivinhar suas senhas. Certifique-se de sempre usar senhas complexas que incluam letras, números e símbolos e tenham pelo menos 16 caracteres. Quanto mais longa e complexa for a senha, melhor. 

Restringir e limitar tentativas de login: Os ataques de força bruta dependem de múltiplas tentativas de login. Os hacks de força bruta são menos eficazes quando você só pode fazer um número limitado de tentativas. Três tentativas de login são um bom ponto de partida, o suficiente para deixar espaço para alguém digitar incorretamente suas informações de login e baixo o suficiente para bloquear qualquer ameaça em potencial antes que ele consiga adivinhar a senha. Após três tentativas fracassadas, bloqueie completamente a conta e peça ao administrador do sistema para restaurar o acesso após verificar a identidade do usuário. Você também pode desacelerar as tentativas de login, exigindo uma contagem regressiva entre tentativas de login malsucedidas. Combinado com a limitação de logins, esse método pode impedir ataques de força bruta após três tentativas e limitar a velocidade com que os cibercriminosos podem inserir informações. Isso também ajuda a alertar as autoridades sobre atividades suspeitas. Também é altamente recomendável que você atualize suas senhas com frequência, a complexidade da senha retarda o processo de hacking. Certifique-se ainda de usar uma combinação de senha com letras maiúsculas e minúsculas,  números e alfabetos especiais para proteger sua senha. Também é importante que, na saída de um funcionário da empresa, remova-se toda a sua conta para evitar logins não autorizados. Mesmo que a conta de um funcionário seja desativada, ainda representa um potencial ponto de entrada para os cibercriminosos. As contas inativas devem ser encerradas o mais rápido possível e suas credenciais apagadas do sistema. 

Os cibercriminosos utilizam uma variedade de ferramentas ou uma combinação delas para realizar ataques de força bruta, de acordo com os seus objetivos. Essas ferramentas geralmente dependem de softwares sofisticados para quebrar nomes de usuários e senhas ou explorar uma vulnerabilidade em um sistema. À medida que a tecnologia avança, os hackers ganham acesso a ferramentas mais avançadas que reduzem o tempo necessário para quebrar uma senha. Por isso conhecer as principais ferramentas que os hackers utilizam e como funcionam pode ajudar as organizações a tomar medidas adequadas para proteger as suas contas e sistemas contra ameaças de força bruta.  

Se sua equipe de TI não tem know how em relação às políticas de senhas empresariais e sobre os diferentes níveis de segurança necessários para diferentes tipos de acesso e você está pronto para se antecipar aos ataques de força bruta, solicite uma demonstração individual para saber como a TecNews pode ajudá-lo a começar sua jornada para reduzir o risco de dados em sua empresa. Agende hoje mesmo uma sessão de demonstração conosco

Referências:  

https://www.kaspersky.com/resource-center/definitions/brute-force-attack  

https://www.fortinet.com/resources/cyberglossary/brute-force-attack#:~:text=A%20brute%20force%20attack%20is,and%20organizations’%20systems%20and%20networks. 

Compartilhar este Post

Logotipo Tecnews.net

Tecnews.NET

A Tecnews possui infraestrutura para suportar as mais variadas situações adversas sem que a prestação do serviço seja impactada, gerando confiança e disponibilidade para seus clientes

Categorias

Gerenciamento Antivírus

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.

Plano TecMail Zimbra

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.