O_que_é_virtualização_e_seu_beneficios

O QUE É VIRTUALIZAÇÃO E QUAIS SEUS BENEFÍCIOS? 

No início do surgimento das redes de computadores, apenas um sistema operacional era instalado em cada servidor físico. Esses servidores geralmente forneciam apenas um serviço na rede. Se fosse necessário fornecer um novo serviço em um sistema operacional específico, tínhamos que adicionar novos recursos de hardware. A virtualização possibilitou o processo de alocar recursos virtuais e gerenciá-los para diferentes serviços para que os aplicativos possam usar recursos virtualizados no contexto de recursos reais.  

Em outras palavras, a tecnologia de virtualização é uma ferramenta para criar um método com a mesma funcionalidade de um computador físico para que pareça um ambiente real do ponto de vista do usuário, e todos os computadores não físicos ou virtuais tenham a mesma arquitetura dos computadores físicos. Nesse caso, as características do hardware físico são criadas através do uso de software, ou seja, a virtualização cria um software que atua como hardware. 

A virtualização oferece a possibilidade de instalar um sistema operacional em um hardware que não existe fisicamente. A tecnologia isola o aplicativo das limitações de computação do host, hardware de rede e armazenamento de log. Essa separação significa o particionamento lógico de um dispositivo em vários dispositivos, ou a unificação de vários dispositivos físicos em um armazenamento lógico compartilhado, ou ambos. 

Cada dispositivo de hardware pode ser convertido em vários dispositivos virtuais, logo a virtualização pode ser implementada em vários níveis. Os tipos de virtualização em diferentes níveis incluem: virtualização de servidor, virtualização de aplicativos, virtualização de desktop, virtualização de rede e virtualização de armazenamento. 

Virtualização de servidores 

Na tecnologia de virtualização, uma camada de software chamada Hypervisor é colocada entre as máquinas virtuais e o hardware. O coração da virtualização são as máquinas virtuais que incluem o sistema operacional junto com os serviços e aplicativos dentro dele. As VMs são completamente separadas e não dependem umas das outras. 

O trabalho do hypervisor é alocar dinamicamente recursos de hardware para máquinas virtuais quando necessário e liberá-los quando terminarem. Primeiro, o software de virtualização ou hypervisor é instalado no hardware do servidor e, em seguida, várias máquinas virtuais são definidas dentro dele. Após esta etapa, cada máquina virtual funciona como um hardware independente no qual você pode instalar o sistema operacional desejado e iniciar os serviços. Em um modo mais avançado de virtualização, o hardware de vários servidores diferentes pode ser combinado logicamente entre si e fornecer todos os recursos coletivamente a um hypervisor. 

Virtualização de aplicativos 

Na virtualização de aplicativos, um software ou programa é instalado em um servidor e estará disponível aos usuários sem a necessidade de reinstalá-lo. Na verdade, essa tecnologia significa separar o local de instalação do programa do local de sua execução nos computadores dos usuários. Neste caso, o programa funciona como quando instalado no computador do usuário, e do ponto de vista do usuário, não haverá diferença entre a versão virtualizada e a versão normal do programa. 

Virtualização de desktop 

Na virtualização de desktop a dependência da organização em relação ao tipo de hardware dos usuários é removida. Isso acontece porque ao definir um usuário e seu nível de acesso no servidor, seu nome de usuário e senha são criados. O usuário insere seu nome de usuário e senha em qualquer parte da organização e vê sua área de trabalho pessoal. Se algum usuário se mover, não há mais necessidade de mover o hardware ou o sistema dessa pessoa, e o usuário tem a tela de sua área de trabalho em todos os lugares. 

Virtualização de rede 

A virtualização de rede usa software para criar uma “visão” da rede que um administrador pode usar para gerenciar a rede a partir de um console. Ela abstrai elementos e funções de hardware (por exemplo, conectores, switches, roteadores, etc.) e os abstrai em software executado em um hypervisor. Um administrador de rede pode modificar e controlar esses elementos sem tocar nos componentes físicos subjacentes, o que simplifica drasticamente o gerenciamento da rede. 

Virtualização de armazenamento 

A virtualização de armazenamento é a agregação de armazenamento físico de vários dispositivos de armazenamento no que parece ser um único dispositivo de armazenamento, gerenciado a partir de um console central. 

As vantagens da virtualização podem ser vistas na prática. Com essa tecnologia, é possível criar ambientes flexíveis que podem ser dimensionados sob demanda praticamente sem atrasos. A virtualização também remove os limites de uso de recursos dos sistemas físicos.  

A virtualização permite que até mesmo empresas de pequeno e médio porte usem uma infraestrutura que, de outra forma, seria tão cara para comprar que apenas corporações financeiramente fortes poderiam possuir.  

Seja virtualização de servidores ou uma das outras variantes: a maioria das empresas se beneficia com o uso dessa tecnologia. As pequenas e médias empresas, em particular, recebem plataformas flexíveis e escaláveis que abrem caminho para aplicativos modernos sem exigir altos investimentos.  

Ficou interessado em saber mais sobre virtualização? Fale com nosso time, juntos encontraremos as melhores soluções para suprir as necessidades da sua empresa. 

Referências:  

https://www.techtudo.com.br/listas/2020/07/o-que-e-virtualizacao-entenda-como-funciona-o-processo-no-pc.ghtml 

https://azure.microsoft.com/pt-br/resources/cloud-computing-dictionary/what-is-virtualization/ 

https://www.tecmundo.com.br/web/1624-o-que-e-virtualizacao-.htm 

 

Compartilhar este Post

Logotipo Tecnews.net

Tecnews.NET

A Tecnews possui infraestrutura para suportar as mais variadas situações adversas sem que a prestação do serviço seja impactada, gerando confiança e disponibilidade para seus clientes

Categorias

Gerenciamento Antivírus

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.

Plano TecMail Zimbra

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.