Manutenção_preventiva

Por que a manutenção preventiva é importante para sua empresa? 

Você esperaria até que o motor do seu carro quebrasse para fazer uma troca de óleo?  Se a resposta foi não, então é porque você sabe o valor da manutenção preventiva 

Os benefícios da manutenção como um todo são:  

  • Redução dos custos de reparação porque quebras em peças individuais são detectadas antes que causem grandes danos aos sistemas e a infraestrutura de equipamentos; 
  • Prolongamento da vida útil dos ativos; 
  • Redução do risco de paralisação dos processos produtivos da empresa. 

 Manutenção preventiva e manutenção corretiva  

A manutenção é a combinação de todas as medidas para manter ou restaurar a funcionalidade de uma máquina ou sistema. As medidas incluem inspeção, reparo e melhoria. Podemos falar em pelo menos dois tipos de manutenção: 

Manutenção preventiva: também pode ser chamada de manutenção planejada e é realizada com o objetivo de reduzir a probabilidade de falhas ou deterioração de um equipamento, componentes ou do próprio sistema. Ocorre em intervalos fixos e reduz a probabilidade de uma falha ou das funcionalidades serem reduzidas.  Falando de maneira simplista, a manutenção preventiva é feita enquanto o equipamento ainda está funcionando, não depois que ele quebra. Como resultado, seu objetivo é evitar falhas repentinas, ou seja, seu objetivo é corrigir pequenos problemas antes que se tornem grandes. Essa estratégia pode ajudar a prolongar a vida útil dos ativos, aumentar a produtividade e reduzir as despesas da própria manutenção. A capacidade de planejar e a maior disponibilidade do sistema são as duas principais vantagens desse modelo de manutenção.  

Manutenção corretiva: é necessária quando os erros já foram percebidos e precisam ser corrigidos. As desvantagens são que as medidas de correção não podem ser planejadas e o tempo de inatividade pode ser longo se, por exemplo, as peças de reposição não estiverem em estoque. 

Como a manutenção preventiva reduz os custos de reparo? 

 

Na pior das hipóteses, um defeito local não detectado em um sistema também pode afetar outras partes do sistema e, assim, causar danos maiores. Corrigir a todos é mais caro do que apenas corrigir o problema original. O objetivo da manutenção preventiva é, nesta perspectiva, identificar precocemente as fontes de erro e preveni-las. Evitando, desta forma, medidas corretivas caras que podem simplesmente ser evitadas realizando trabalhos de manutenção em intervalos fixos. Além disso, os custos podem ser melhor calculados. 

Podemos falar em pelo menos duas formas de manutenção preventiva: 

Manutenção periódica: essa estratégia é baseada na manutenção planejada usando um calendário de manutenção. Os intervalos de manutenção podem ser baseados nas especificações do fabricante ou em experiências vividas pela própria empresa. O objetivo é minimizar as consequências das falhas da máquina, realizando trabalhos de reparo antes que ocorra algum acidente. A manutenção periódica é particularmente adequada para equipamentos que podem ser substituídos ou reparados de forma barata e para máquinas que raramente quebram.  

Manutenção baseada em condições: com esta estratégia, para além da manutenção planejada, tal como com a estratégia de manutenção periódica, o estado das máquinas é verificado regularmente para descobrir e eliminar antecipadamente possíveis fontes de erro. Isso pode ser feito em intervalos regulares a partir da análise das condições da máquina. Para equipamentos que possuem muitas peças de desgaste, medidas de correção podem ser determinadas em tempo útil antes que ocorram danos maiores. 

Entre esses dois tipos de manutenção, a manutenção baseada em condições é a mais difícil de implementar. Destina-se a evitar falhas e exige verificações regulares das condições, eficiência e outros indicadores do sistema. Todos esses dados podem ser coletados automaticamente no local ou remotamente por meio de uma conexão de rede direta ao dispositivo para garantir que ele esteja sob controle constante. A equipe que é responsável pela manutenção pode decidir se deseja realizar verificações em intervalos constantes e regulares. 

Seja qual for a dinâmica de manutenção preventiva escolhida, assume-se que a probabilidade de operação sem falhas após a manutenção aumenta para o estado inicial. Mas, na verdade, isso não acontece: há sempre uma certa probabilidade de erros imprevistos e não detectados. 

Independentemente de quanto dinheiro e tempo você investe na implementação da rede e dos ativos da organização em geral, a rede de computadores pode sofrer interrupções, computadores e laptops podem falhar, servidores podem ficar offline etc. Esses eventos adversos podem ocorrer a qualquer momento, mesmo quando a rede parece estar nas melhores condições possíveis. Uma quantidade significativa dessas falhas pode ser reduzida adotando a abordagem de manutenção preventiva e monitoramento da rede. 

Planejar e fornecer a mão de obra certa de manutenção e reparo sempre será um desafio, especialmente quando os custos são severamente limitados. Se você quer garantir que seu sistema de rede continuará operando com alta eficiência e erros mínimos entre em contato com o time da Tecnews.NET, nós podemos te ajudar!  

Referências:  

https://olhardigital.com.br/2022/06/28/pro/habitos-de-compra-e-uso-do-pc-mudaram-no-brasil-com-a-pandemia-diz-pesquisa/ 

http://www.techtudo.com.br/platb/hardware/tag/limpeza/ 

Compartilhar este Post

Logotipo Tecnews.net

Tecnews.NET

A Tecnews possui infraestrutura para suportar as mais variadas situações adversas sem que a prestação do serviço seja impactada, gerando confiança e disponibilidade para seus clientes

Categorias

Gerenciamento Antivírus

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.

Plano TecMail Zimbra

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.