Podemos dizer com convicção que a era do armazenamento, transferência e processamento de informações em formato impresso terminou e hoje quase todas as organizações públicas e privadas em todo o mundo armazenam e analisam as suas informações confidenciais e não confidenciais na forma de dados digitais. Por essa razão, uma estratégia eficaz de segurança cibernética pode criar uma postura de segurança forte contra ataques cibernéticos projetados para acessar, alterar, excluir, destruir ou extorquir dados confidenciais de organizações ou usuários. As abordagens reativas tradicionais, em que os recursos são dedicados à proteção dos sistemas contra as ameaças mais conhecidas, já não são suficientes. Não se pode negar que um dos aspectos mais desafiadores da segurança cibernética hoje é a natureza mutável dos riscos de segurança. Por isso se faz necessário que sejam adotadas abordagens proativas e adaptativas para acompanhar as mudanças constantes de ameaças à segurança cibernética.
Para proteger a rede de uma organização, é fundamental estabelecer parâmetros de segurança com medidas robustas destinadas a reforçar as defesas digitais contra ameaças emergentes. Algumas dessas prática podem incluir:
Restrição de acesso
A segurança da rede pode ser aumentada restringindo o acesso dos utilizadores a informações e instruções sensíveis, bem como implementando diferentes níveis de acesso na rede. Com isso, apenas pessoas que necessitam de acesso a informações sensíveis poderão ter esse acesso.
Treinamento de equipe
O elemento mais importante na segurança cibernética são as pessoas que utilizam a rede, ou seja, os funcionários. Para evitar ataques e invasões de hackers, eles devem ser treinados sobre segurança de rede. O treinamento da equipe sobre ataques de hackers e métodos de prevenção deve ser feito corretamente e repetido continuamente. A incorporação de sessões regulares de treinamento sobre protocolos de privacidade e segurança promove uma cultura de vigilância e responsabilidade dentro da organização e cria uma forte linha de defesa contra ataques maliciosos.
Faz-se necessário educar os funcionários sobre os sinais de alerta dos e-mails de phishing, implementar a autenticação multifatorial e atualizar regularmente os protocolos de segurança cibernética para se manterem à frente da evolução das ameaças cibernéticas e estar um passo à frente. Um dos principais riscos dos ataques de phishing é que eles podem levar ao acesso não autorizado a informações confidenciais, perdas financeiras e até roubo de identidade. Estar atento a verificação do endereço de e-mail do remetente, evitar clicar em links desconhecidos e limitar a fornecer informações pessoais por e-mail são práticas recomendadas básicas de uma segurança proativa.
Mantenha cópias de segurança dos seus dados
É muito importante fazer backup regularmente de dados importantes e confidenciais. Isso deve ser feito de maneira regular e planejada. Se informações importantes forem perdidas por qualquer motivo, ter um backup pode restaurar os dados perdidos de forma rápida e com qualidade especial.
Manter softwares e sistemas atualizados
As atualizações regulares de software e sistemas são essenciais para prevenir vulnerabilidades cibernéticas, melhorar as medidas de segurança e aproveitar os avanços tecnológicos para reduzir os riscos. Ao instalar atualizações continuamente, os usuários podem ficar um passo à frente das ameaças cibernéticas e proteger seus sistemas contra vulnerabilidades potenciais. Essas atualizações não apenas corrigem vulnerabilidades existentes, mas também introduzem novos recursos e melhorias que melhoram a funcionalidade geral do software. Na segurança cibernética, estas atualizações servem como um mecanismo de defesa proativo que reduz a probabilidade de violações e acessos não autorizados.
Usar firewalls e software antivírus.
O uso de firewalls e software antivírus é fundamental para a segurança da rede, protegendo os sistemas contra ameaças cibernéticas e aproveitando a tecnologia para defesas abrangentes. Os firewalls atuam como uma barreira entre uma rede interna segura e redes externas desconhecidas, controlando o tráfego de entrada e saída da rede com base em um conjunto de regras de segurança. Eles inspecionam pacotes de dados, decidem se permitem ou bloqueiam e impedem o acesso não autorizado. Por outro lado, o software antivírus desempenha um papel importante na detecção e remoção de software malicioso, como vírus, worms e cavalos de Tróia, dos dispositivos para protegê-los contra ataques cibernéticos. A sinergia entre firewalls e software antivírus é fundamental para criar camadas de proteção e garantir uma postura robusta de segurança cibernética.
A segurança cibernética possui muitos aspectos que exigem um olhar cuidadoso e contínuo para uma implementação bem-sucedida. Melhore sua implementação de segurança cibernética com estas práticas recomendadas e dicas de segurança cibernética. Para saber mais sobre como nossas soluções de segurança pode ajudar a proteger sua organização contra tentativas de criminosos ou indivíduos mal-intencionados de acessar ilegalmente a rede de computadores de TI de sua organização, contacte-nos!
Referências:
https://olhardigital.com.br/tag/seguranca-da-informacao/
https://cybermap.kaspersky.com/pt