Active Directory como ele pode ajudar sua empresa

Active Directory: como ele pode ajudar sua empresa 

Empresas de qualquer tamanho, em qualquer lugar do mundo, usam o Active Directory para ajudar a gerenciar permissões e controlar o acesso do usuário aos recursos críticos de rede. Mas o que exatamente é esse programa e como ele pode ajudar sua empresa? 

 O Active Directory (AD) é um serviço de gerenciamento de recursos de rede desenvolvido pela Microsoft para funcionar em ambientes Windows. Seu principal objetivo é fornecer um serviço centralizado para autenticação e autorização para computadores Windows. O Active Directory também permite que os administradores de rede definam políticas, instalem softwares e apliquem atualizações importantes. Outra função básica do Active Directory é armazenar informações e configurações de rede de maneira centralizada. Um banco de dados do Active Directory pode conter centenas ou milhões de objetos.  

Os dados armazenados no Active Directory, como informações sobre usuários, contatos, impressoras, servidores, bancos de dados, grupos, computadores, pastas e políticas de segurança, são todos armazenados como objetos. Cada objeto armazenado no Active Directory representa uma identidade que inclui um conjunto de atributos. Esses objetos são divididos em três categorias principais: recursos (como impressoras), serviços (como e-mail), usuários (que inclui informações de contato e grupos). Os objetos no Active Directory são vinculados hierarquicamente. Um objeto na árvore AD herda permissões de seus objetos pai. Essas funções garantem uma identificação clara e segura dos usuários. Os administradores podem criar e atualizar permissões conforme necessário a partir de um único banco de dados, reduzindo o risco de configuração incorreta ou desatualizada. 

Originalmente voltado para a administração central de domínios, um Active Directory hoje inclui todos os tipos de administração de diretórios e identidades. Torna possível: 

Atribuir direitos de usuário: os direitos do usuário podem ser atribuídos a um grupo de segurança para determinar o que os usuários do grupo podem fazer em um domínio ou fórum.  

Atribuir permissões aos recursos: as permissões do usuário são diferentes dos direitos do usuário. As permissões se relacionam ao acesso aos recursos. Algumas permissões são atribuídas automaticamente a grupos de segurança padrão, incluindo operadores de conta e grupos de administradores de domínio. Esses grupos são criados automaticamente quando você cria um domínio do Active Directory 

Em suma, com um AD, um departamento de TI pode organizar os usuários em grupos e subgrupos. Ele também permite que as equipes de TI gerenciem os direitos de acesso aos arquivos para que apenas usuários específicos tenham acesso a recursos, informações e dados confidenciais. 

O Active Directory gerencia o domínio da empresa, composto por usuários, aplicativos e estações de trabalho, além de procedimentos e configurações de segurança. Quando as permissões e os direitos são gerenciados adequadamente, é fácil garantir que os arquivos possam ser acessados ​​por quem realmente precisa deles. Os usuários podem ser agrupados de forma inteligente, por ex. em Marketing, Vendas, RH e Serviços, e esses grupos podem ter políticas de permissão diferentes. 

À medida que as organizações movem drasticamente suas operações de negócios para a nuvem, a Microsoft introduziu o Azure Active Directory (Azure AD), uma versão baseada em nuvem do Windows AD. Como a própria Microsoft explica, o Azure Active Directory ajuda funcionários e usuários convidados a entrar e acessar com segurança recursos como Microsoft 365 e Azure e outros aplicativos SaaS pré-integrados. Um ponto forte do Azure AD é a capacidade de criar soluções abrangentes de login único.  

Por meio da delegação, autoridades administrativas superiores podem conceder permissões de recursos e aplicativos a outros administradores ou usuários. Em suma, o Active Directory (AD) é para o departamento de TI o que o software de RH é para o departamento de RH. Semelhante a um diretório ou lista telefônica. É a principal fonte de dados para todos os assuntos relacionados a TI da empresa. 

Se você está procurando ajuda para planejar, implementar e gerenciar sua rede para alcançar o mais alto nível de segurança e o menor custo de propriedade, entre em contato com a TecNews para discutir suas necessidades e objetivos. 

Referências:  

https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/active-directory-mate-0-1-2/ 

https://azure.microsoft.com/pt-br/products/active-directory 

https://olhardigital.com.br/2021/03/03/pro/windows-server-2022-tera-novos-recursos-de-seguranca/ 

Compartilhar este Post

Logotipo Tecnews.net

Tecnews.NET

A Tecnews possui infraestrutura para suportar as mais variadas situações adversas sem que a prestação do serviço seja impactada, gerando confiança e disponibilidade para seus clientes

Categorias

Gerenciamento Antivírus

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.

Plano TecMail Zimbra

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.