Como_proteger_aspmes_de_ameaças_cibernéticas

Como proteger as PMEs de ameaças cibernéticas?  

No cenário atual de ameaças cibernéticas, o Brasil contabiliza 1.395 tentativas de invasão por minuto, de acordo com levantamento da Kaspersky. Ainda assim, muitas PMEs ainda subestimam o perigo. É comum que os decisores dessas organizações considerem alto o risco geral de crimes cibernéticos, mas para seus próprios negócios, vejam significativamente menos perigo: aceitando a ideia de que não estão na mira de ataques porque os dados gerados por sua empresa não são interessantes para os criminosos. Uma falácia perigosa porque a baixa conscientização de risco geralmente anda de mãos dadas com a segurança de dados inadequada. 

Na prática, as PMEs são alvos atraentes para violações principalmente devido a dois aspectos: toda empresa grande já foi pequena um dia, logo as PMEs são um motor de inovações que prometem grande valor agregado. As PMEs também possuem uma enorme quantidade de propriedade intelectual que são muito estimadas por cibercriminosos. Anos de trabalho, pesquisa e desenvolvimento podem ser destruídos com um ataque hacker em poucos minutos. 

As PMEs carecem de estratégias consistentes de segurança cibernética tanto quanto qualquer outra. Mas, por falta de conhecimento ou recursos, não estão adequadamente preparadas para os efeitos da digitalização, ignorando o fato de que a digitalização não abre apenas novas oportunidades e possibilidades para as empresas, mas também para os cibercriminosos.  

Para implementar efetivamente a segurança cibernética nessas organizações é importante focar em três dimensões:  

Dimensão tecnológica:  as PMEs geralmente têm orçamentos apertados para aquisição de recursos de TI e muitas vezes um único funcionário cuida de todos os computadores, servidores, impressoras, banco de dados e do site. As PMEs devem, portanto, confiar em soluções automatizadas de proteção de dados para reduzir o esforço e economizar recursos. Também é imprescindível atualizar continuamente a tecnologia de defesa utilizada.   

Dimensão organizacional: se uma empresa ainda não fala sobre segurança de TI provavelmente a maior dúvida é QUANTA SEGURANÇA É NECESSÁRIA? A segurança da informação é uma questão estratégica e, portanto, uma tarefa gerencial para a administração. É preciso que os administradores definam de quais ataques hacker a empresa deseja se proteger e analise se suas medidas de segurança de TI são suficientes para manter os processos de negócios em andamento. Isso significa avaliar o estágio em que se encontram as medidas já tomadas para entender o nível atual de proteção e especificar o orçamento correspondente para investimentos em segurança. 

A ca pessoas como fator de segurança: o potencial mais alto de ameaças não está nos invasores externos, mas geralmente nos próprios usuários dos sistemas. Um funcionário pode, consciente ou inconscientemente, enfraquecer a segurança de TI e, assim, colocar em risco o desempenho da empresa. É consenso que a segurança de TI se sustenta e desmorona a partir do comportamento das pessoas. Analisando mais de 4.000 empresas em 25 países, a Kaspersky constatou que 59% delas sofreram violações de dados devido a ações de funcionários descuidados ou desinformados e outras 56% relataram que as violações de dados ocorreram por causa de phishing e engenharia social, que também dependem do descuido do usuário final. É essencial, portanto, que independentemente do porte, exista uma cultura de conscientização sobre segurança cibernética na empresa. Mesmo contando com a melhor solução de segurança, todo esforço será inútil se os usuários dos sistemas empresariais agirem de forma negligente.  

Os ataques de hackers são ameaças sérias a todas as empresas, independentemente de seu tamanho ou setor. Nas PMEs, em particular, uma avaliação profissional dos riscos de segurança e a gestão dos riscos são essenciais para garantir a segurança apropriada. É comum que PMEs não disponham de uma equipe de TI. Nesse caso é aconselhável envolver um fornecedor de serviços de TI gerenciados para a análise de risco. Ele será capaz de avaliar a situação e propor as medidas preventivas e de defesa necessárias, minimizando de forma proativa os riscos cibernéticos. 

Ficou curioso, convencido ou interessado? Marque uma reunião com um dos nossos colaboradores. Nós podemos ajudar sua empresa a enfrentar o desafio de atingir um alto nível de segurança com recursos significativamente menores. A Tecnews.NET desenvolve soluções completas em segurança da informação, com uma ampla gama de produtos e serviços que nos permite combinar os requisitos de segurança com o orçamento de nossos clientes, para oferecer o mais alto nível de proteção com o melhor preço. De firewalls a detecção de ameaças e gerenciamento de infraestrutura, atenderemos suas solicitações e responderemos às suas necessidades tão prontamente quanto se estivéssemos no escritório ao lado. 

Referências:  

https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/por-que-o-brasil-e-um-dos-principais-alvos-de-ataques-ciberneticos-do-mundo/ 

https://www.istoedinheiro.com.br/brasil-foi-5o-pais-com-mais-ataques-ciberneticos-no-ano-relembre-os-principais/ 

https://canaltech.com.br/seguranca/numero-de-ataques-ciberneticos-no-brasil-quase-que-dobrou-em-2018-119600/ 

https://forbes.com.br/forbes-tech/2021/12/5-ataques-ciberneticos-no-brasil-em-2021-que-geraram-alerta/ 

https://www.kaspersky.com.br/about/press-releases/2020_empresas-ja-sao-o-principal-alvo-de-ciberataques-na-america-latina-mostra-relatorio-da-kaspersky 

Compartilhar este Post

Logotipo Tecnews.net

Tecnews.NET

A Tecnews possui infraestrutura para suportar as mais variadas situações adversas sem que a prestação do serviço seja impactada, gerando confiança e disponibilidade para seus clientes

Categorias

Gerenciamento Antivírus

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.

Plano TecMail Zimbra

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.