O_que_e_ gerenciamento_de_redes_e_qual_sua_importância

O que é gerenciamento de redes e qual sua importância? 

O número de empresas que não dependem hoje de redes disponíveis e eficientes 24 horas por dia, os 7 dias da semana é quase zero. Um bom gerenciamento de rede é uma ferramenta indispensável para proteger a empresa de lentidão e falhas catastróficas que teriam um grande impacto nos negócios.  

A principal função do gerenciamento de rede é garantir o acesso aos recursos e sua usabilidade para os usuários finais. Em termos de desempenho, o gerenciamento de rede detecta e mitiga problemas e gargalos que, de outra forma, dificultariam a execução de processos internos e impactariam a experiência do usuário.  

As ações e eventos específicos monitorados pelas ferramentas de gerenciamento variam de acordo com as políticas organizacionais e objetivos de monitoramento. Seja como for, um sistema de gerenciamento de rede de classe empresarial deve ser proativo, ou seja, avisar antes que se tenha um problema. As ferramentas de nível inferior só informam depois que algo deu errado. Isso é inaceitável para redes de missão crítica.  

Além disso, deve-se ter claro que à medida que os dados crescem, também aumentam os problemas que os acompanham. Sendo assim, para obter a visão mais precisa das operações de rede, faz-se necessário que além de todos os dados, os eventos sejam categorizados de uma forma mais abrangente que vai muito além do simples status ativado/desativado.  

Gerenciar uma rede significa administrar e monitorar a rede como um todo. Os principais aspectos a serem observados nesse gerenciamento são o registro de todos os dispositivos da rede (inventário), o monitoramento desses componentes para seu bom funcionamento e a medição constante do desempenho. Dessa forma, a empresa será capaz de usar toda a capacidade, aumentar a confiabilidade, produtividade e desempenho da rede. 

O objetivo final do gerenciamento de rede é reduzir os riscos, eliminar o tempo de inatividade e lentidão, além de apoiar ativamente a expansão dos negócios. Gerenciando, as organizações têm maior visibilidade em suas redes, identificam melhor os dispositivos conectados, monitoram padrões de tráfego e uso, identificam e diagnosticam problemas. Esse nível de percepção pode ajudar a otimizar o desempenho da rede e evitar interrupções e podem ser explicados da seguinte maneira: 

Visibilidade de rede aprimorada: O gerenciamento de rede ajuda as organizações a obterem maior visibilidade em suas redes, identificando dispositivos conectados à rede, monitorando padrões de tráfego e uso e identificando e diagnosticando problemas. Esse nível de percepção pode ajudar a otimizar o desempenho da rede e evitar interrupções. 

Interrupções de rede minimizadas: As interrupções de rede podem custar caro para as empresas, causando perda de produtividade e receita. Ao gerenciar proativamente a rede, as organizações podem minimizar as interrupções e garantir que a rede esteja sempre disponível quando necessário.   

Segurança de rede reforçada: Com o gerenciamento de rede, as empresas podem monitorar atividades, detectar ameaças, responder rapidamente a incidentes e proteger os dados e sistemas da organização contra-ataques. 

Desempenho de rede otimizado: Por meio do gerenciamento de rede, as organizações podem identificar e resolver problemas de desempenho antes que causem problemas aos usuários. Ao monitorar o tráfego e os padrões de uso, as empresas podem otimizar suas redes para máxima eficiência e garantir que os usuários tenham uma experiência consistentemente positiva. 

Produtividade aumentada: As empresas podem liberar a equipe de TI para se concentrar em iniciativas mais estratégicas, simplificando e automatizando as tarefas de gerenciamento de rede. Isso levará ao aumento da produtividade e à melhoria da eficiência operacional em geral. 

Do ponto de vista comercial, se por um lado manter e construir uma rede custa dinheiro, por outro, redes bem organizadas economizam tempo e, portanto, custos. Nós podemos te ajudar a planejar, adaptar e administrar a rede da sua organização de acordo com as necessidades. Contacte-nos 

Referências:  

https://support.kaspersky.com/Cloud/1.0/pt-BR/130337.htm 

 https://olhardigital.com.br/2018/11/15/noticias/entenda-a-importancia-do-gerenciamento-de-risco-cibernetico/ 

Compartilhar este Post

Logotipo Tecnews.net

Tecnews.NET

A Tecnews possui infraestrutura para suportar as mais variadas situações adversas sem que a prestação do serviço seja impactada, gerando confiança e disponibilidade para seus clientes

Categorias

Gerenciamento Antivírus

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.

Plano TecMail Zimbra

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.