Quais os riscos que o Chat GPT pode trazer para a segurança digital

Quais os riscos que o Chat GPT pode trazer para a segurança digital?

O ChatGPT atingiu 100 milhões de usuários nos primeiros meses de lançamento, quebrando recordes de uso em nível global e fortalecendo a ideia de que nosso futuro está entrelaçado com a inteligência artificial e suas aplicações extraordinárias.  

De forma resumida, o ChatGPT é um chatbot baseado em IA que pode entender a linguagem humana natural e produzir textos escritos altamente precisos semelhantes aos humanos. Sendo um dos tópicos mais quentes da atualidade, precisamos falar de luz e sombra: essa tecnologia tem seus benefícios e riscos potenciais.  

Mas afinal, quais os riscos de segurança que o ChatGPT apresenta? Embora o ChatGPT não seja inerentemente perigoso, a plataforma apresenta riscos específicos de segurança. Os fraudadores podem contornar suas restrições para realizar ataques cibernéticos, assim como em qualquer outro aplicativo. 

Como estamos lidando com um bot inteligente de abrangência mundial, o maior risco do ChatGPT é a possibilidade de gerar e-mails de spam e phishing. Claro, o bot é treinado para impedir as táticas de hackers, mas os fraudadores e hackers cibernéticos conseguem usar a inteligência do bot para criar mecanismos de ataque. Em vez de passar horas escrevendo e-mails, os golpistas podem, por exemplo, usar o ChatGPT que é rápido e preciso para gerar centenas de e-mails de phishing coerentes e convincentes em minutos. Adotando tons e estilos de escrita exclusivos. 

Além de e-mails phishing, os invasores cibernéticos podem ainda criar bots de bate-papo falsos usando a tecnologia da OpenAI para fornecer informações enganosas a um determinado público, facilitando as técnicas de engenharia social para obter informações confidenciais de acesso a sistemas restritos com dados de usuários autorizados. 

Os golpes mais notórios que estão relacionados ao ChatGPT estão relacionados à oferta de aplicativos falsos. Novos usuários não sabem que só podem acessar o ChatGPT por meio do OpenAI. Eles inadvertidamente baixam programas de spam e plugins com códigos maliciosos. Embora a grande maioria dos usuários só queira baixar o aplicativo, acabam repassando informações de identificação pessoal. Um caso notório aconteceu em março deste ano, quando uma extensão falsa do ChatGPT Chrome roubou as credenciais do Facebook de milhares de usuários. 

Diante desses riscos, podemos concluir que, assim como outros chatbots de IA, o ChatGPT não é perfeito, mas isso não significa que você precisa evitá-lo totalmente. A tecnologia em si não é uma ameaça. Como todo sistema tem algumas vulnerabilidades, ainda assim, não coloca seus dados em risco.  

Em vez de temer as tecnologias de IA, pesquise como os fraudadores as estão incorporando às táticas de engenharia social. Dessa forma, você pode se proteger proativamente. É importante também que se evite aplicativos de terceiros cuja procedência não pode ser verificada. A OpenAI nunca lançou um aplicativo móvel licenciado, aplicativo de desktop ou plug-in de navegador para ChatGPT. Qualquer coisa que faça tal afirmação é uma farsa.  

Aprenda a detectar tentativas de hacking. Embora os provedores de e-mail filtrem mensagens de spam, alguns deles podem passar. Como regra geral, evite revelar informações. Observe que empresas e organizações jurídicas ou bancárias raramente solicitam dados confidenciais por meio de e-mails aleatórios. 

Por enquanto a maioria das preocupações de segurança sobre o ChatGPT decorre de especulações e relatórios não confirmados. A plataforma só foi lançada em novembro de 2022. É natural que como novos usuários tenhamos ideias erradas sobre a privacidade e a segurança de ferramentas desconhecidas. 

Vale ressaltar que o ChatGPT é treinado com bilhões de conjuntos de dados e que ele também reconhece atividades ilegais, como o desenvolvimento de malware e vírus. A OpenAI tem a preocupação de que o chatbot não forneça códigos maliciosos aos usuários da plataforma. Embora os fraudadores tentem contornar essas restrições alterando a estrutura das solicitações e fazendo perguntas específicas, a OpenAI não perdeu o controle do ChatGPT. Seus esforços contínuos para restringir essas práticas impedem que o ChatGPT gere respostas antiéticas, independentemente da entrada do usuário. 

Referências:  

https://www.kaspersky.com.br/blog/chat-gpt-changes-all/20906/ 

https://www.techtudo.com.br/listas/2022/12/chatgpt-saiba-tudo-sobre-o-chatbot-que-usa-ia-para-responder-perguntas.ghtml 

https://www.techtudo.com.br/noticias/2023/04/extensao-do-chatgpt-para-google-poe-seus-dados-em-risco-entenda-o-caso-edsoftwares.ghtml 

Compartilhar este Post

Logotipo Tecnews.net

Tecnews.NET

A Tecnews possui infraestrutura para suportar as mais variadas situações adversas sem que a prestação do serviço seja impactada, gerando confiança e disponibilidade para seus clientes

Categorias

Gerenciamento Antivírus

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.

Plano TecMail Zimbra

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.