POST06_BLOG-02_SEGURANÇA_SITE

Firewall: A importância de ter uma solução eficaz e uma empresa especializada para dar suporte.

(Tempo médio de leitura: 6 minutos)

Primeiramente, temos que compreender a função do firewall no seu ambiente. O Objetivo desta aplicação é bloquear acesso indevido aos dispositivos conectados na mesma rede. Com uma solução eficaz, o administrador é notificado, através do bloqueio. Permitindo que análise e decida sua autorização ou remoção.

Representado por uma muralha no sistema operacional Windows, fica fácil compreender através desta imagem o trabalho do firewall. Como uma “Muralha” ele bloqueia atividades suspeitas, porque ele analisa o tráfego de rede monitorando as ações. Relatórios são gerados para que possam analisar, perfil de ataques e possíveis vulnerabilidades.

O firewall não protege o ambiente sozinho, como publicado no artigo anterior o antivírus é essencial para proteção do ambiente.

Você deve estar se perguntando: – Tenho antivírus e firewall, então estou tranquilo?

Não, caso não seja configurado de forma adequada. Por exemplo, nas escolhas das configurações de acesso e parâmetros de restrições. Se não aplicados corretamente, sua rede pode apresentar lentidão e bloqueios inapropriados. Portanto, buscar uma empresa especializada para prestar suporte é fundamental.

O Firewall faz uma “filtragem” nas informações recebidas, comparando padrões estabelecidos pelo administrador. Quando falamos de “Confidencialidade de informações”, este recurso é essencial para impedir envio e compartilhamento.

Existem três tipos de firewall que vamos citar rapidamente:

Packet filtering: O Firewall faz uma “filtragem” nas informações recebidas, comparando padrões estabelecidos pelo administrador. Quando falamos de “Confidencialidade de informações”, este recurso é essencial para impedir envio e compartilhamento.

Tem dois processos nesta aplicação, a função estática analisa os dados, conforme citamos acima. Já a função dinâmica, permite alterações para correção dos filtros estáticos, conforme o cenário apresentado.

Proxy services: Conhecido como “firewall de aplicação”, ele tem a função de mediação entre dispositivos e rede no ambiente de internet. Ele impede a comunicação direta entre origem e destino, analisando o “fluxo de pacotes” e respectivas informações possibilitando bloqueios aos endereços externos sob suspeita.
Entre, outras finalidades: registro de entradas e saídas de dados em arquivo de log, armazenamento de informações em cache e autorização de recursos mediante a autenticação do usuário.
Stateful inspection: Está função seria o “inspetor do sistema”, analisa o que se espera daquele ambiente, conforme parâmetros pré-estabelecidos. Entre muitas funções, citando um exemplo: Ao identificar um acesso à uma “porta”, não mencionada nos critérios elaborados pelos administradores. Ele bloqueia de forma imediata esta comunicação.
A Fortinet, uma das empresas líderes do mercado está com parceria com a AWS (Amazon), para fornecer proteções integradas ao ambiente em Cloud.
Atualmente, um dos produtos mais procurados é o “Fortinet Network Security” no assunto de segurança de redes, ele promete uma visibilidade completa. Além de fornecer proteção máxima de forma automatizada.

A solução atua de forma híbrida, caso o cliente também tenha uma infraestrutura em nuvem. Perfeito, para ambientes home office devido aos recursos integrados no “Secure Access” que engloba dispositivos móveis.
Seu sistema utiliza uma inteligência avançada, aperfeiçoando-se à cada atualização, compreendendo ataques mais sofisticados. Entre, outros recursos como: Fabric Management Center, Segurança de aplicativos, Conectores de malha, APIs da malha de segurança, Endpoint e proteção de dispositivo, etc.
A Tecnews.NET é parceira de soluções líderes no mercado como: Fortinet, Sophos, SonicWall e também desenvolve soluções em Linux de acordo com a necessidade de cada empresa, visando sempre custo x benefício.
Quer saber como aumentar a segurança e a produtividade da sua empresa? Entre em contato conosco e saiba qual a melhor solução de firewall para seu ambiente.

Compartilhar este Post

Logotipo Tecnews.net

Tecnews.NET

A Tecnews possui infraestrutura para suportar as mais variadas situações adversas sem que a prestação do serviço seja impactada, gerando confiança e disponibilidade para seus clientes

Categorias

Gerenciamento Antivírus

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.

Plano TecMail Zimbra

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.