POST_04_BLOG02_BLOG

Conheça as principais tendências do mercado de TI em 2022 

2022 é o ano que esperamos e nos preparamos para um futuro pós-pandemia. É incerto prever o futuro das soluções tecnológicas, mas podemos esperar que elas surjam cada vez mais voltadas para quebrar os limites físicos, especialmente organizacionais. Naturalmente, esperamos por tendências tecnológicas que moldarão a realidade híbrida para a qual muitos negócios estão se encaminhando e que sejam impulsionadores dos negócios digitais.  

Certamente veremos mais soluções projetadas para a experiência do usuário. Uma tendência forte esse ano são as Soluções de Inteligência Artificial das Coisas (AIoT). Já nos familiarizamos com as siglas IoT e IA, então sabemos que a combinação entre as duas só pode resultar em soluções ainda mais surpreendentes, soluções inteligentes, capazes de agir de forma independente. Imaginem a mágica de aplicativos “observando” o ambiente ao seu redor, interpretando eventos usando técnicas analíticas para decidir as ações apropriadas a realizar, tudo com o mínimo de intervenção humana.  

 No entanto, AIoT não é uma simples fusão entre as tecnologias IA + IoT. Uma vez que a Inteligência Artificial (IA) encontra Internet das Coisas (IoT) provoca um “efeito bola de neve” positivo onde outras tecnologias também se destacam pelo potencial de acelerar drasticamente os benefícios da transformação digital para os segmentos de mercado consumidor, empresarial e governamental. Nesta perspectiva também ganharão notoriedade as tecnologias big data, computação em nuvem e 5G 

Não há dúvidas de que as tecnologias AIoT permitirão e nutrirão novas oportunidades de negócios. Pincelando brevemente podemos falar em decisões de negócios mais inteligentes, eficiência operacional aprimorada, previsão mais precisa dos hábitos dos clientes e experiência personalizada ainda mais eficaz, redução de gastos desnecessários e otimização dos procedimentos de negócios. Devemos admitir que os investimentos mais pesados ​​serão feitos por grandes economias como nos Estados Unidos e na China.  

No Brasil, especialmente, o mercado tecnológico está preparando a sua infraestrutura para receber a quinta geração de internet móvel – a tecnologia 5G – que oferece velocidades de download e upload de dados muito mais rápidas que a  4G, 3G e 2G. As melhorias oferecidas pelo 5G darão às empresas e usuários comuns acessos a velocidades de transferência de dados extremamente rápidas e confiabilidade de rede aprimorada.  

Além de taxas de dados muito mais altas outros benefícios do 5G são: 

  • Menos atraso ao solicitar dados da rede – uma latência de milissegundos, imperceptível para humanos. 

  • Maior capacidade à medida que a rede se expande. 

 Claro que a jornada para o 5G não acontecerá da noite para o dia. A implantação será um processo lento e gradual e como toda migração de tecnologia, coexistirá com sua versão anterior, as redes 4G. E se você está se perguntando por que a tecnologia 5G só está chegando esse ano no país quando em tantos outros começou a ser  implantada desde 2018 talvez fique surpreso em saber que muitos usuários de telefonia móvel no Brasil sequer se conectaram ao 4G e ainda usam redes 3G. Em termos de preparação, essa é de longe a principal razão da dificuldade na migração para o 5G no país.  

Ainda em 2018 o então presidente da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), Luiz Alexandre Garcia, colocou que “O principal desafio é ter a capacidade de construir uma infraestrutura para suportar milhares de estações rádio base, sejam elas macro, micro ou pico células, para fazer os serviços 5G funcionarem”. 

 No que diz respeito às implicações de cibersegurança há o desafio logístico de fazer as estratégias de segurança cibernética acompanharem a implementação do 5G. Pois para fechar a conta, os recursos de alto desempenho do 5G que permitem o aumento de produtividade, inovação e agilidade precisam de grande quantidade de equipamentos, que logicamente levarão um tempo considerável para serem configurados e em caso de erros de configuração podem introduzir novas lacunas na proteção dos sistemas. 

A Fortinet que é um dos poucos fornecedores de segurança verdadeiramente comprometidos em acompanhar os avanços mais recentes em computação e ocupa a primeira posição entre as soluções de segurança mais vendidas no mundo, se antecipou e criou o Fortinet Security Fabric.  Fortinet Security Fabric é uma plataforma de soluções integradas de segurança, flexível e adaptável que pode ser implantada para fornecer a visibilidade e o controle de segurança necessários para as redes e serviços 5G públicos e privados. 

A TecNews por sua vez permanece na vanguarda das soluções de segurança inovadoras para enfrentar os desafios em constante mudança enfrentados por empresas, comunidades e entidades governamentais. Entre em contato conosco hoje mesmo para obter mais informações e descubra como nossos serviços e soluções de segurança podem oferecer suporte e aprimorar suas operações comerciais diárias. 

 

Referências:  

https://www.telebrasil.org.br/newsletter/023_01cgt.html 

https://olhardigital.com.br/2019/07/08/noticias/os-desafios-do-5g-como-a-tecnologia-precisa-evoluir-para-alcancar-seu-potencial/ 

https://www.fortinet.com/blog/business-and-technology/building-a-secure-5g-ecosystem-with-fortinet-security-fabric 

 

Compartilhar este Post

Logotipo Tecnews.net

Tecnews.NET

A Tecnews possui infraestrutura para suportar as mais variadas situações adversas sem que a prestação do serviço seja impactada, gerando confiança e disponibilidade para seus clientes

Categorias

Gerenciamento Antivírus

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.

Plano TecMail Zimbra

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.