Você pensa no monitoramento de rede como uma questão estratégica de sua empresa? Redes são dinâmicas e complexas. O volume de dispositivos, de usuários e tráfego aumenta o risco de problemas que podem afetar o desempenho da rede. Não se pode ignorar que o menor dos problemas, pode levar a paralisações que afetam a receita, matam a produtividade e mancham a reputação da organização como um todo. Gerenciar e monitorar a rede implica em melhoria no desempenho dela, produtividade nos processos empresariais e menores custos de infraestrutura.
Os alertas gerados pelos ativos de TI podem ser monitorados a partir de um local centralizado onde os administradores de tecnologia da informação corporativa, sejam internos ou terceirizados, podem supervisionar e monitorar de forma ativa e contínua o desempenho da rede. Esse local é conhecido como Network Operations Center (NOC) ou centro de operações de rede. Se você imaginou uma estrutura com painéis, exibindo informações em tempo real com alto nível de detalhes gráficos e equipe técnica alerta aos terminais, gerenciando as atividades críticas da rede, você não pensou errado.
Qual a função do NOC
Os NOCs são projetados visando evitar o tempo de inatividade dos sistemas da empresa, de forma que clientes e usuários internos usufruam de um serviço contínuo e nem percebam caso ocorram incidentes ou interrupções inevitáveis. As equipes NOC analisam constantemente atividades anômalas, sendo responsáveis por monitorar a rede e detectar problemas que requeiram atenção especial, pensar a melhor maneira de resolvê-los, mantendo o desempenho e a disponibilidade ideais e reduzindo o downtime.
Um NOC projetado de forma eficiente é baseado nas premissas de:
Monitorar proativamente e consistentemente a rede, de acordo com níveis de serviço (SLA);
Gerenciar alertas;
Reduzir tempo de inatividade de sistemas;
Manter fluxo de dados de forma consistente;
Identificar, analisar e relatar tendências e recomendações.
Qual é a diferença entre um NOC e um SOC?
Embora as equipes NOC e SOC estejam focadas em funções críticas de segurança da organização, tais como investigar, reconhecer e resolver problemas, elas diferem principalmente quanto aos objetivos.
Um Network Operations Center (NOC) tem como função principal manter o desempenho ideal da rede, evitando incidentes que afetem a performance ou disponibilidade da mesma. Um Security Operations Center (SOC), por sua vez, têm a tarefa de erradicar ameaças de segurança cibernética e responder a ataques. Todavia, tanto a equipe NOC quanto a SOC colaboram para superar os principais incidentes e resolver as crises. Os técnicos NOC e SOC tendem a operar de forma semelhante, usando uma abordagem hierárquica para o gerenciamento de incidentes. Eles são categorizados normalmente em escala de níveis – 1, 2, 3 ou 4 – com base em suas habilidades e experiência na resolução de problemas específicos e, claro, na gravidade do alerta.
Vantagens de ter o monitoramento NOC
A rede é o coração da infraestrutura de TI. Quando há inconsistências, o fluxo de informações exigido pelos aplicativos e operações do sistema é interrompido. Isso torna o monitoramento a ferramenta de diagnóstico mais valiosa numa estratégia de mitigação de risco baseada em respostas proativas. A combinação de equipamentos de monitoramento de ponta e equipe altamente qualificada operando sob protocolos muito específicos, fazem do NOC uma garantia para que a empresa opere sem interrupções.
Observar e gerar relatórios 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano é a melhor forma de obter visibilidade e estabilidade da rede, possibilitando a detecção de qualquer desvio da normalidade e resolução rápida de problemas à medida que surgem.
Como Realizamos monitoramento NOC na Tecnews?
Independente do porte, toda empresa tem usuários internos e externos que contam com seus serviços de TI. Tem-se experiência de clientes para manter, níveis de serviço para cumprir. Sendo assim, evitar interrupções catastróficas e maximizar o tempo de atividade de todos os serviços de TI não é uma escolha, é uma necessidade.
Já ficou claro que o centro de operações de rede é uma das equipes funcionais mais importantes de TI. Todavia, manter uma equipe NOC, devidamente treinada e bem equipada com as melhores ferramentas e focada apenas no desempenho da rede não é viável para muitas organizações e os provedores de serviços terceirizados que também oferecem serviços NOC podem ser a alternativa ao NOC interno.
Por que nos escolher? monitorar e correlacionar eventos de segurança são primordiais para indicar comportamentos suspeitos e antecipar ataques. Através de nosso SOC 24×7, garantimos aos nossos clientes a realização de serviços do mais alto nível. Utilizando nossos sistemas de gerenciamento de Logs e SIEM (Security Information and Event Management), coletamos, analisamos e correlacionamos eventos de segurança trazendo maior visibilidade e trabalhando de forma proativa para proteger o seu negócio.
Referências:
computerworld.com.br/plataformas/noc-o-que-e-e-para-que-serve/