Previsão_estratégica_para_2023

A PREVISÃO ESTRATÉGICA TECNOLÓGICA PARA 2023

Olhando para o futuro, a empresa de pesquisa e consultoria Gartner compilou uma lista de tendências tecnológicas que podem ser de interesse estratégico para as empresas no próximo ano. De acordo com a pesquisa, as tecnologias e o desenvolvimento estratégico que os tomadores de decisão em TI devem levar em consideração em 2023 giram principalmente em torno dos tópicos de desempenho pioneiro, otimização e dimensionamento. 

Muitas dessas tecnologias  estão agora em seus estágios preliminares e espera-se que se tornem uma coisa comum e prática no próximo ano e ainda a longo prazo. Dentre elas podemos citar: 

Experiência imersiva 

A experiência imersiva reúne três categorias de sensações/emoções que a pessoa que vivencia a experiência pode sentir: a experiência cognitiva (significa que o usuário reterá uma memória), a experiência afetiva (possibilita transmitir uma imagem positiva da marca para a pessoa), e experiência conativa ( permite que a pessoa deseje possuir ou experimentar algo da marca).  Então, obviamente, pode-se dizer que o consumidor está imerso no mundo que a marca quer transmitir e compartilhar. Portanto, o objetivo dessa experiência não é promover um produto diretamente, apresentando-o diretamente, mas criar um mundo, uma história em torno do produto ou da marca. 

A experiência imersiva pode ser criada através de várias tecnologias como a realidade virtual, mas sobretudo através da realidade aumentada. Como o AR está disponível em várias mídias e requer apenas um smartphone, tablet ou computador, torna-se acessível a praticamente todos. 

Nessa categoria de experiência imersiva o Metaverso será sem dúvidas o tema quente em todo mundo em 2023. A Gartner estima que 25% das pessoas passarão pelo menos uma hora por dia no Metaverso até 2026. Com a crescente popularidade do Metaverso entre a geração Z, as marcas estão explorando o mundo virtual como uma oportunidade emergente. Uma oportunidade que pode proporcionar uma comunicação mais atraente, profunda e abrangente com os clientes. 

Super Aplicativos 

Um super aplicativo oferece suas próprias funções e ao mesmo tempo se abre como uma plataforma para terceiros que podem desenvolver e oferecer seus próprios “miniaplicativos” nele. Após o uso, eles podem ser facilmente removidos da interface do usuário. A previsão da Gartner é que mais de 50% da população mundial se tornarão usuários diários de vários super aplicativos e que essa tendência deve se intensificar a partir do próximo ano. 

Inteligência artificial e aprendizagem de máquina 

A inteligência artificial e a aprendizagem de máquina permitem que as marcas prevejam o comportamento e as necessidades do cliente e a possibilidade de personalizar a experiência do cliente antes mesmo que ele esteja ciente disso. As marcas podem usar a IA para engajar, apoiar, nutrir e aumentar significativamente a satisfação do cliente. Automatizar e simplificar fluxos de trabalho com inteligência artificial também pode apoiar a produção de produtos ou serviços cada vez mais rentáveis ​​para a marca. Torna-se natural  que essa também seja uma aposta do setor tecnológico para o ano que se aproxima. 

Consolidação dos serviços em nuvem 

Enquanto lemos notícias sobre serviços de armazenamento em nuvem sendo descontinuados, a exemplo da Amazon que anunciou que o serviço Amazon Drive será desconectado até o final de 2023, a Gartner estima que muitos fornecedores desse tipo de serviço se consolidarão no próximo ano oferecendo uma série de serviços integrados. 

Os benefícios devem vir na forma de mais agilidade, mais inovação e menor tempo de lançamento no mercado. A Gartner prevê que, nos próximos 4 anos, mais da metade das organizações usará plataformas de nuvem específicas do setor para acelerar suas iniciativas de negócios. 

É claro que o futuro  traz tantas oportunidades quanto riscos. A Gartner cita nessa mesma pesquisa três fatores que impulsionarão os gastos com segurança de TI no ano que se aproxima: o aumento do trabalho remoto e híbrido que continuará a ganhar importância, a mudança de VPNs para modelos Zero Trust Network Access (ZTNA) e, claro, a migração geral de muitas organizações para a nuvem. 

Parece que essa é a hora de fazer uma pausa e refletir sobre como nossos respectivos negócios serão impactados e quais mudanças são necessárias para que os riscos de segurança justifiquem nossas ações. Embora a abordagem de segurança cibernética baseada em riscos possa ser complexa, há um número crescente de práticas recomendadas para implementá-la com sucesso.  

O primeiro passo para gerenciar sua postura de segurança é avaliar sua situação atual. Embora sua empresa não possa estar completamente livre de riscos, podemos ajudar você a estabelecer um nível de risco aceitável para seu ambiente operacional. 

Com ampla experiência no campo da segurança cibernética, nossa equipe utiliza as mais recentes tecnologias de segurança para implementar proteções, incluindo autenticação, controle de acesso, segurança de dados e gerenciamento de patches. Com essas medidas, você pode gerenciar riscos e proteger informações críticas de seu negócio. 

Referências:  

https://canaltech.com.br/mercado/gartner-lista-tendencias-para-empresas-e-usuarios-de-ti-nos-proximos-anos-228407/ 

https://www.gartner.com/en/newsroom/press-releases/2022-10-18-gartner-unveils-top-predictions-for-it-organizations-and-users-in-2023-and-beyond 

https://valoragregado.com/gartner-anuncia-as-10-principais-tendencias-tecnologicas-para-2023/ 

Compartilhar este Post

Logotipo Tecnews.net

Tecnews.NET

A Tecnews possui infraestrutura para suportar as mais variadas situações adversas sem que a prestação do serviço seja impactada, gerando confiança e disponibilidade para seus clientes

Categorias

Gerenciamento Antivírus

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.

Plano TecMail Zimbra

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.