06_Blog03_blog

VPN: UMA REDE PARA CHAMAR DE SUA

Nós sabemos o que você andou acessando no verão passado!

Calma! Estamos apenas brincando! Mas o seu provedor de serviço de internet provavelmente sabe. Ele pode ver o seu tráfego de Internet e até registrar o seu histórico de navegação. Embora não haja uma vasta literatura falando sobre isso, se o seu provedor de internet não tem uma política de privacidade consolidada, ele pode sim usar seus dados pessoais de forma intrusiva e até vendê-los junto com seu histórico de navegação no mercado. A menos, claro que você já seja um adepto do uso de uma VPN que impeça que a comunicação entre seus dispositivos e a web sejam rastreados.

Não precisa ficar paranoico com seu provedor acessando e vendendo seus dados. O exemplo foi dado somente para ilustrar que qualquer usuário da Internet está exposto. E no que se refere a vulnerabilidades, agentes mal intencionados que podem roubar suas informações pessoais como dados bancários ou de cartão de crédito podem ter motivações muito mais nefastas.

O fato é que nós somos rastreados a todo tempo enquanto navegamos pela internet. Tudo que acessamos é armazenado em servidores do mundo inteiro com camadas de acesso e níveis de segurança que desconhecemos. Essa é uma das razões pelas quais, seja num escritório corporativo, em casa ou no trânsito, a VPN continua sendo uma das melhores maneiras de proteger nossa privacidade e segurança quando trafegamos na rede.

Para quem não está familiarizado com o termo, VPN é um acrônimo para “Rede Privada Virtual”. Seu objetivo principal é manter o anonimato de um usuário nas suas atividades online. Você pode pensar na VPN como um “túnel” privado entre o dispositivo que você está usando e o servidor do site que você quer acessar. Esse túnel permite que você acesse todos os sites e serviços online de forma privada e segura, ocultando informações de sua navegação por meio de algo que é conhecido como criptografia. Quando você navega na internet por meio de uma VPN, o que acontece é que você vai do seu provedor para o servidor do serviço VPN e só então para o serviço online que você deseja acessar, sua comunicação é encapsulada e blindada contra interceptações.

Por que é importante usar uma VPN? Quando você navega na web ou realiza qualquer outra transação numa rede que não é privada, significa que você pode estar expondo sua segurança e privacidade. Em termos gerais, quando se usa uma rede virtual privada, pode-se contar com a proteção do tráfego com protocolos de criptografia muito confiáveis, sem coleta ou registros de dados. Basicamente as VPNs mascaram seu endereço de IP para impossibilitar que suas ações online sejam rastreadas. Dessa forma, outros usuários não poderão bisbilhotar suas atividades de navegação e você tem a garantia de que está estabelecendo uma comunicação segura.

Os 2 últimos anos ilustraram definitivamente a importância de se ter conexões seguras. Uma pandemia global veio para confirmar que acontecimentos imprevistos são passíveis de acontecer e de nos deixar fora do perímetro de compartilhamento privado e seguro de dados. O comportamento online das pessoas mudou e a demanda por mais segurança também. No desejo de criar um ambiente de escritório remoto seguro, as VPNs foram mais úteis do que nunca. O uso de VPNs foi objeto central da segurança dos negócios que precisaram criar um ambiente remoto fora do escritório, mas com exigências de segurança maiores. Neste cenário as VPNs se mostraram ferramentas poderosas e importantes para proteger dados de usuários individuais e empresariais.

Dentro os inúmeros benefícios de uma VPN podemos destacar:

  • Acesso remoto seguro e controle de acesso: as VPNs permitem login seguro para que recursos de uma rede, especialmente as redes empresariais, possam ser acessados de qualquer lugar que tenha acesso à Internet. Permitindo que os administradores determinem quem tem acesso a rede e a quais recursos.
  • Segurança no tráfego de dados: como a sessão de comunicação é privada, os dados trafegam de forma segura mesmo quando redes públicas estão sendo utilizadas. Uma VPN empresarial permite que os usuários se conectem com segurança a redes corporativas para enviar e receber arquivos, dados e aplicativos de qualquer lugar.

Evidentemente seu comportamento online e o quão confiável é a VPN que você escolheu vai ditar o quão livre de interceptações sua navegação estará. Certificar-se de que ela está atualizada também é vital.

A Kaspersky, que está sempre no topo da lista de melhores soluções de segurança cibernética, oferece a possibilidade de uma conexão segura criptografada com o Kaspersky VPN Secure Connection. Com a versão Premium, o usuário tem garantias de segurança nas transações online com criptografia de dados e privacidade total com mascaramento de endereço IP.  E é claro que se está no topo das melhores soluções, está no portfólio da Tecnews.NET.

Referências:  

https://www.kaspersky.com.br/vpn-secure-connection

https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-07/home-office-foi-adotado-por-46-das-empresas-durante-pandemia

https://www.techtudo.com.br/noticias/2013/05/conheca-o-streaming-tecnologia-que-se-popularizou-na-web.ghtml 

Compartilhar este Post

Logotipo Tecnews.net

Tecnews.NET

A Tecnews possui infraestrutura para suportar as mais variadas situações adversas sem que a prestação do serviço seja impactada, gerando confiança e disponibilidade para seus clientes

Categorias

Gerenciamento Antivírus

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.

Plano TecMail Zimbra

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.