05mitos_segurança_na_nuvem

OS 05 MAIORES MITOS SOBRE SEGURANÇA NA NUVEM

A pandemia provocou a expansão generalizada da computação em nuvem em todo o mundo. Desde startups até grandes corporações, investiram nessa solução para obter acesso aos dados corporativos em qualquer lugar, garantir a continuidade dos negócios e aproveitar sua escalabilidade. 

No geral, o uso de serviços em nuvem aumentou consideravelmente. Mas apesar de ser um modelo considerado o caminho real para a transformação digital, ainda encontra uma certa resistência. Essa  resistência é resultado de equívocos persistentes sobre as capacidades e benefícios da nuvem. Muitos planejadores de negócios ainda não estão suficientemente informados sobre suas possibilidades e limitações. 

O fato é que o uso da nuvem alivia as organizações de muitas tarefas de TI e fornece poder de computação e serviços de desempenho e qualidade que não seriam possíveis sem ela. Por isso enumeramos alguns dos principais mitos que rondam o uso desse modelo de entrega:  

Mito 1 – A nuvem não oferece um nível satisfatório de segurança: Esse é um dos maiores mitos da computação em nuvem. Graças à criptografia da comunicação entre servidores e dispositivos do usuário ou entre sistemas dentro de uma única solução, esse modelo garante um nível elevadíssimo de segurança. Uma ampla gama de recursos garante a segurança e a capacidade de defesa eficaz contra ataques cibernéticos na nuvem. 

Mito 2 – Um servidor local é mais seguro que uma nuvem: a nuvem é sem dúvidas mais segura que um servidor local. Por quê? O servidor local não possui proteção adequada contra incêndio, inundação ou danos, pois muitas vezes está localizado nas dependências da empresa. Pequenas empresas não conseguem fornecer segurança adequada para servidores locais devido aos altos custos envolvidos. Os servidores locais geralmente não têm backup e a nuvem se distingue por várias medidas de segurança rígidas. O acesso à nuvem apenas por pessoas autorizadas e a criptografia de dados são outros benefícios que elevam a segurança da solução. 

Mito 3 – A nuvem não garante redução no tempo de inatividade: este é outro grande mito. A nuvem protege efetivamente a empresa contra o tempo de inatividade causado por quedas de energia, inundações ou falhas que podem trazer perdas financeiras significativas. A nuvem armazena os dados em um ambiente distribuído fora das instalações da empresa, o que exclui a perda de dados devido à destruição do servidor no local. A computação em nuvem leva à otimização, desduplicação e compactação de dados protegidos, garantindo a minimização do RTO (o tempo necessário para restaurar um backup de informações, serviços ou aplicativos perdidos e restaurá-los ao estado anterior à falha). O RTO para a nuvem pode levar de alguns segundos a minutos. A nuvem em caso de desastre natural ou falha causada por erro humano permite economizar dados e garantir a continuidade dos sistemas de TI. 0 

Mito 4 – O custo dos serviços em nuvem são muito altos: a experiência positiva de muitos empreendimentos com esse modelo de computação mostra que ele é econômico, flexível e oferece garantia de disponibilidade dos serviços 24 horas por dia e segurança dos dados também em caso de paralisação ou falhas. Logo, não é um modelo caro se você levar em conta os custos de compra e operação da sala de servidores, bem como os custos de energia elétrica e tempo de trabalho da equipe de TI necessários para a configuração de uma infraestrutura local. Ainda deve-se considerar os altos custos associados à necessidade de reparar danos após avarias, tempo de inatividade e substituição de hardware, que podem exceder e muito as despesas que uma empresa teria com a nuvem. 

Mito 5 – A nuvem é uma tendência temporária: a nuvem decididamente não é uma tendência temporária. Especialmente agora, quando a transformação digital em todo o mundo recebeu um impulso significativo. Mais e mais organizações estão movendo cargas de trabalho para a nuvem e adaptando-as às suas próprias necessidades.  

A terceirização de software para a nuvem cria inúmeras vantagens para as empresas: as soluções em nuvem são escaláveis ​​de acordo com as necessidades da empresa, as tarefas que exigem equipe especializada e tempo podem ser terceirizadas) instalação, configuração, backup de dados, atualizações de software, etc), nenhum investimento em  hardware precisa ser feito, os dados da empresa estão disponíveis em qualquer lugar e o trabalho móvel é suportado. 

As oportunidades são significativamente maiores do que o risco. No entanto, as empresas ainda relutam em terceirizar seus processos de negócios para a nuvem. Como resultado, estão perdendo um importante fator competitivo.  

Quer levar sua empresa para a nuvem? A Tecnews.NET dispoe de um time interno de especialistas de infraestrutura que pode desenhar um melhor cenário para seu ambiente. Fale com nosso time comercial! 

Referências:  

https://inforchannel.com.br/2020/04/29/gartner-indica-os-10-principais-mitos-sobre-a-nuvem/  

https://www.kaspersky.com.br/blog/protecao-na-nuvem-o-que-e-o-kaspersky-security-network/1168/ 

https://canaltech.com.br/computacao-na-nuvem/Cloud-e-mobilidade-desmistificando-a-adocao-de-servicos-na-nuvem/ 

 https://canaltech.com.br/seguranca/seis-mitos-e-verdades-sobre-seguranca-cibernetica-na-nuvem-176727/ 

Compartilhar este Post

Logotipo Tecnews.net

Tecnews.NET

A Tecnews possui infraestrutura para suportar as mais variadas situações adversas sem que a prestação do serviço seja impactada, gerando confiança e disponibilidade para seus clientes

Categorias

Gerenciamento Antivírus

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.

Plano TecMail Zimbra

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.