POST09_BLOG 03_SITE

Tendências de Tecnologia para 2021

(Tempo médio de leitura: 8 minutos)

Separamos 6 tendências em tecnologia para 2021. Confira abaixo:

1. Lançamento do 5G

Desde julho de 2020, algumas operadoras fizeram a experiência de aumentar a velocidade para os usuários. Infelizmente, apenas são poucos aparelhos de celular capacitados para receber esta tecnologia e nem todos os lugares tem a disponibilidade do serviço. Atualmente, alguns bairros do Rio de Janeiro e São Paulo participaram deste teste.

Ano passado Donaldo Trump declarou sua posição contrária a Huawei (empresa de origem Chinesa) cotada como uma das principais fornecedoras. Há rumores na possibilidade de o Governo Federal vetar sua participação, mas as operadoras estão apoiando a fornecedora para participar do leilão.
O Leilão está previsto para acontecer até o primeiro semestre deste ano, até a publicação deste artigo não encontramos o edital disponível no site da Anatel.

2. Questões relacionadas com “Privacidade” e novas políticas adotadas.

No dia 23 de abril de 2014, ocorreu um “marco civil da Internet”, através da Lei n° 12.965 sobre a proteção de dados. Com o crescimento de vazamento de dados, foi alterado para Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) Lei n° 13.853 de 2019.

Precisaríamos de um artigo único para descrever todos os tópicos citados. Mas, o tratamento digital das informações é o foco principal. As empresas se responsabilizaram em adequar políticas para protegerem as informações de seus clientes. O consumidor ao acessar um site, por exemplo é notificado com uma solicitação de permissão.

Quando o usuário faz uma pesquisa em um site, a plataforma pode armazenar ou recuperar informações do navegador, principalmente na forma de “cookies”. Ou seja, arquivos armazenados no computador e acessados via servidor Web. Por exemplo, o Google Analytics, que através destes dados ele transmite ao anunciante quantas pessoas clicaram no anúncio em seu site.

3. Home Office: Crescimento de redes domésticas

Segundo publicado no site G1 (junho /2020): A Anatel registrou em março de 2020, 67 mil reclamações referente a banda larga, o aumento do tráfego foi devido ao impacto da Pandemia que levou o crescimento de quase 50% pela procura do serviço. Em dezembro de 2020, o site “Oberlo” disponibilizou dados estatísticos interessantes:

– Em 2018, o IBGE já havia identificado 3,8 milhões de brasileiros que já atuavam com Home Office.
– 98% dos profissionais, gostaria de atuar nesta modalidade.
-71% dos profissionais que atuam em casa, se dizem mais felizes.
– Desde o início da Pandemia, 78% dos brasileiros se sentem mais produtivos.
– 43% das empresas brasileiras adotaram esta forma de atuação.
– De acordo com a FGV, após a pandemia temos uma tendência de crescimento de 30% nesta modalidade.

Novas necessidades vão surgindo, como por exemplo recursos de segurança atuantes de forma remota, disponibilidade geográfica, controle de desempenho de tráfego devido ao envolvimento com diversos provedores ao servidor. A nuvem, tem sido uma saída para economia de custos e eficiência nesta transição.

4. Iot – Inteligência Artificial (Inteligência das Coisas)

Levando um exemplo para nosso dia-a-dia, imagine um aspirador de pó com sensor para que não bata em pessoas e objetos, com sensibilidade de temperatura com opções otimizadas de segurança para evitar aquecimento; entre outras funcionalidades. Parece coisa de filme, que o personagem principal entra num hotel de luxo e ao bater palmas as luzes se apagam.

A tendência é ter um crescimento relativo até 2024, quem sabe nossa casa brevemente está como aquele desenho animado que a empregada era um robô?

A Microsoft, com a plataforma Microsoft Azure disponibiliza um ambiente capaz de auxiliar desenvolveres de aplicativos no uso destes conceitos, um dos recursos mais comentados no mundo do TI seria “Cientistas de Dados” onde o criador pode utilizar modelos disponíveis na plataforma.

5. Cyber segurança

Os ataques cresceram na Pandemia, em decorrência de tantas vulnerabilidades de informações envolvendo calamidade pública. Neste blog, você encontra várias informações referente as diferenças formas de ataque e soluções indicadas para prevenção e correção.

Basicamente, podemos concluir que a forma de atuação de criminosos está sendo aperfeiçoadas. Resultando, em inovações constantes de tecnologias e pesquisas relacionadas ao tema.

6. Cloud Computing

Neste momento de adequação ao cenário de pandemia, muitas empresas realizaram sua migração para nuvem. Principalmente, no objetivo de migrar seus sistemas em ERP´s, sem impactar o ambiente de produção ou desenvolvimento.

O Microsoft Azure, disponibiliza sua inscrição e alguns serviços de forma gratuita para que o usuário conheça as opções da plataforma.

Segundo o artigo publicado em 27 de janeiro de 2020 pela “Invest News”, A Microsoft encerrou 2020 com um aumento de receita total para US$ 43,08 bilhões.

O Microsoft Azure, possui integração com diversas soluções como por exemplo, Microsoft 365. Um cardápio de serviços de acordo com a demanda do usuário, comparando-se a uma recarga de celular, pagando conforme o uso.

O grande atrativo é a elasticidade vertical e horizontal do ambiente, ou seja, eu posso aumentar a capacidade operacional das máquinas virtuais e eu posso criar mais máquinas virtuais. Otimização do processo é essencial, eu posso replicar as configurações desejadas de forma simultânea evitando configurar “uma a uma “. Fora os recursos para desenvolvedores que são os mais comentados no mundo cibernético.

Quer levar seu ambiente para a nuvem? A Tecnews.Net tem uma vasta experiência com projetos de implantação, migração e atualização de infraestrutura locais e em nuvens públicas como: (AWS, Azure e Google Cloud Platform) assim como privadas.

Compartilhar este Post

Logotipo Tecnews.net

Tecnews.NET

A Tecnews possui infraestrutura para suportar as mais variadas situações adversas sem que a prestação do serviço seja impactada, gerando confiança e disponibilidade para seus clientes

Categorias

Gerenciamento Antivírus

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.

Plano TecMail Zimbra

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.