servico_noc

5 RAZÕES PARA CONTRATAR UMA EMPRESA DE N.O.C

Um centro de operações de rede (NOC) é um local central onde as equipes de TI podem monitorar continuamente o desempenho e a integridade de uma rede. O NOC serve como a primeira linha de defesa da empresa contra interrupções e falhas de rede. O NOC oferece às empresas uma visão completa de sua rede para que possam detectar anomalias e tomar medidas para prevenir problemas ou resolvê-los rapidamente à medida que surgirem.

O Centro de Operações de Rede supervisiona infraestrutura e ativos (do cabeamento aos servidores), sistemas sem fio, bancos de dados, firewalls, vários dispositivos de rede relacionados (incluindo dispositivos IoT e smartphones), sistemas de telecomunicações, painéis e relatórios. Suas responsabilidades também incluem o monitoramento de chamadas de suporte ao cliente e sistemas de tickets de suporte técnico, bem como a integração com ferramentas de rede dos clientes, o que significa que o NOC desempenha um papel importante para garantir uma experiência positiva ao cliente.

Os centros de operações de rede podem ser construídos internamente e configurados localmente, geralmente no data center. No entanto, esta área de responsabilidade também pode ser terceirizada para uma empresa externa especializada em monitoramento e gerenciamento de redes e infraestruturas. Independentemente do modelo, os funcionários do NOC são responsáveis por identificar problemas e tomar decisões rápidas para resolvê-los.

Por que um Centro de Operações de Rede é tão importante?

O gerenciamento de rede e o monitoramento de desempenho nunca foram tão difíceis. As empresas de hoje lidam com redes cada vez mais complexas. Você tem escritórios em todo o mundo, funcionários trabalhando em casa e um número cada vez maior de dispositivos para gerenciar e monitorar.

Volumes de usuários, tráfego de sites e malware podem afetar o desempenho da rede, e é por isso que os problemas podem surgir de praticamente qualquer lugar. Mesmo problemas aparentemente pequenos podem resultar em tempo de inatividade que pode ter um impacto devastador na produtividade e na sua capacidade de atender às necessidades do cliente.

Existem vários fatores que fazem do NOC a escolha certa para sua empresa. Abaixo listaremos 5:

Aumento da performance de rede: Mesmo que seu negócio dependa de tecnologias de informação e comunicação mínimas, esses sistemas transmitem milhares de pacotes de dados todos os dias e uma infinidade de fatores podem afetar essa transmissão.

Qualquer atraso na comunicação de dados pode prejudicar sua rede. Os engenheiros do NOC trabalham com a sua equipe de TI para resolver incidentes imediatos à medida que aparecem, ao desenvolver estratégias para implementar ao longo do tempo e aumentar os recursos da sua rede.

Realocação de recursos: Ter os recursos adequados dedicados ao gerenciamento de rede é essencial. Para quem não conta com profissionais dedicados ao monitoramento de rede ou quer realocar recursos para outras atividades ligadas ao core business da empresa. Um NOC é um repositório de conhecimentos e habilidades que, de forma funcional, isola o negócio de perder os principais recursos de TI para a rotatividade de pessoal. Com o monitoramento 24x7x365 de um serviço de NOC, diagnósticos robustos e experiência em redes, seu negócio nunca ficará sem suporte de TI.

Melhor entendimento dos requisitos de rede: Compreender as necessidades de TI da sua empresa é parte integral da manutenção de uma rede saudável e da satisfação do cliente. No entanto, gerenciar uma rede exige um conjunto de habilidades específicas e uma adesão rigorosa às melhores práticas para atender aos requisitos de conformidade.

Com a visibilidade aumentada fornecida pelos serviços NOC, sua empresa pode passar de gerenciar incidentes na rede para realmente racionalizar seu desempenho e melhorar sua confiabilidade.

Mais escalabilidade: A tecnologia está em constante evolução, e esse ritmo rápido pode tornar a infraestrutura de TI obsoleta rapidamente. À medida que mais e mais empresas confiam na TI para desempenhar suas principais funções, o crescimento da organização também pode superar rapidamente os recursos de TI existentes.

Com o aumento da demanda colocada em uma rede, o tempo e os recursos necessários para mantê-la funcionando aumentam exponencialmente. Um serviço NOC é um ativo vital para a escalabilidade de um negócio. Ele prepara sua rede para aumentar o tráfego de informações, ao mesmo tempo em que garante que ela continue cumprindo os padrões operacionais de forma eficiente.

A quinta razão é uma mescla de todas as outras: É importante para um NOC maximizar o tempo de atividade de todos os serviços de TI e evitar interrupções catastróficas. Muitas empresas têm um centro de operações de rede, mas lutam para dotá-lo de pessoal bem treinado e com as melhores ferramentas e recursos de automação. As empresas incapazes de manter um NOC eficaz podem querer contar com fornecedores terceirizados.

Gerenciar a infraestrutura de TI é uma tarefa complexa e demorada que frequentemente impede que as empresas se concentrem em suas competências básicas. Contudo, elas não precisam enfrentar essa tarefa sozinhas. O Network Operation Center pode ser o grande parceiro nessas horas.

Quer saber mais sobre como o NOC pode ajudar você? Entre em contato conosco e fale com um dos nossos consultores!

Referências:  

https://www.kaspersky.com/enterprise-security/security-operations-center-soc

Compartilhar este Post

Logotipo Tecnews.net

Tecnews.NET

A Tecnews possui infraestrutura para suportar as mais variadas situações adversas sem que a prestação do serviço seja impactada, gerando confiança e disponibilidade para seus clientes

Categorias

Gerenciamento Antivírus

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.

Plano TecMail Zimbra

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.