Ameaças_a_MacOs

Ameaças a usuários MacOS

As ameaças que nossos computadores enfrentam hoje não são as mesmas com as quais crescemos. Houve um tempo em que acreditava-se que o sistema operacional MacOS era tão seguro que nenhuma ameaça cibernética conseguiria penetrá-lo. Mas, hoje sabemos que esse não é o caso: embora possa haver menos malwares para o MacOS, ainda há muito mais do que os proprietários de dispositivos Apple pensam.

Os dispositivos Apple tornaram-se uma parte essencial do fluxo de trabalho diário de muitas pessoas. Esse número crescente de dispositivos também tem atraído a atenção dos hackers. A última década assistiu a uma mudança drástica no cenário de segurança do ecossistema da Apple. Ao contrário de antigamente, os agentes de ameaças começaram a criar ameaças e malwares que exploram vulnerabilidades dos dispositivos dessa marca, o que pode ter um grande impacto, principalmente sobre os usuários médios. Embora seja verdade que muitas vezes é necessária a aprovação do usuário para instalar essas ameaças em um MacOS, os hackers contornam facilmente esse obstáculo, fazendo de tudo para que o malware pareça o mais legítimo possível.

Conheça 4 ameaças que estão desafiando à segurança em MacOS e como evitá-las:

Ransomware: Os hackers encontraram maneiras de disfarçar programas de ransomware e fazê-los parecer softwares úteis para obter acesso ao sistema MacOS. Uma vez infectado, o ransomware assume o controle total do Mac e não apenas bloqueia arquivos e outros dados, mas também o acesso ao dispositivo. Na maioria dos casos, mesmo que os utilizadores paguem o resgate exigido pelos atacantes, não há garantia de recuperar o acesso ao dispositivo e seus dados. Isso torna a prevenção a única maneira de proteger o seu MacOS contra ataques de ransomware.

Trojan: Os cavalos de tróia são atualmente uma das maiores ameaças enfrentadas pelos MacOS. Os hackers fazem você acreditar que está instalando um aplicativo confiável, mas na verdade ele contém código malicioso que é ativado após você conceder as permissões necessárias. O acesso é silencioso, registra pressionamentos de teclas e rouba informações dos dispositivos.

Adware: Considerado um tipo comum de spyware, são programas maliciosos projetados para exibir anúncios e pop-ups problemáticos no seu MacOS e redirecioná-lo para sites e plataformas que levam a outros mais complexos.

PUA: São aplicativos potencialmente indesejados. PUA refere-se a vários aplicativos que podem causar danos ao seu MacOS roubando informações, rastreando suas atividades ou executando código arbitrário. Como pode-se esperar, costuma ser muito problemático sendo difícil estimar os danos que podem causar. Esse tipo de malware geralmente se espalha por meio de anúncios e pop-ups da Internet.

Infelizmente, mesmo que você não baixe nenhum arquivo suspeito, evite abrir anexos de fontes desconhecidas e geralmente evite clicar em qualquer coisa suspeita, sua segurança ainda não está garantida. É importante lembrar que qualquer software sempre apresenta vulnerabilidades que invasores podem explorar para infectar um dispositivo, e isso não requer nenhuma atividade por parte do usuário. E o sistema MacOS não foge a esta regra. Recentemente, duas vulnerabilidades de dia zero foram descobertas no navegador Safari e, de acordo com a Apple, os cibercriminosos as estavam explorando quando foram descobertas. Ao enganar a vítima e levá-la a uma página web maliciosa, os invasores podem infectar seu dispositivo sem qualquer outra atividade por parte do usuário, ganhando assim controle sobre o dispositivo e roubando dados dele. Essas vulnerabilidades afetam todos os dispositivos que usam o navegador Safari, colocando em risco os proprietários de Mac, bem como os proprietários de iOS e iPad OS.

Para proteger seu dispositivo, contas de serviços online e, mais importante, as informações valiosas que eles podem conter, é importante usar proteção abrangente para computadores Mac e iPhones/iPads. Essa proteção deve ser capaz de lidar com toda a gama de ameaças.

Dominar a segurança do MacOS é essencial para proteger seus dados pessoais e profissionais. Seguindo boas práticas de segurança, você poderá aproveitar os benefícios do seu dispositivo e, ao mesmo tempo, minimizar os riscos associados ao mundo digital. Se não sabe como manter seu MacOS seguro, seus dados protegidos e sua tranquilidade intacta entre em contato com nossa equipe. Nossas soluções em segurança de TI acompanham o surgimento dessas ameaças. Nós podemos e vamos te ajudar.

Referências:  

https://www.kaspersky.com.br/resource-center/threats/how-to-prevent-ransomware

Compartilhar este Post

Logotipo Tecnews.net

Tecnews.NET

A Tecnews possui infraestrutura para suportar as mais variadas situações adversas sem que a prestação do serviço seja impactada, gerando confiança e disponibilidade para seus clientes

Categorias

Gerenciamento Antivírus

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.

Plano TecMail Zimbra

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.