POST08_06 copy 2

Como a articulação interna e externa do seu negócio pode superar a crise causada pela COVID-19?

Tempo de leitura: 10 mim

Veja quais os passos necessários para equilibrar a economia da sua empresa. Confira algumas dicas para aprimorar a gestão financeira durante a crise.

A economia brasileira passará por um período longo e muito desafiador para superar a crise ocasionada pelo coronavírus. O que antes foi cogitado pelos economistas, de superar de maneira veloz a atividade econômica lá no início da pandemia, agora foi substituído por projeções de instabilidade e incertezas, por um período variável.

A partir de agora, os brasileiros necessitam identificar os problemas trazidos por esse novo cenário e são desafiados a superar toda a situação de modo que saiam menos prejudicados e impactados do que já estão.

Segundo artigo publicado pela G1, em junho de 2020, para a economista Ana Carla Abrão, “as ações coordenadas contra a crise econômica e um plano claro de saída no horizonte, são armas fundamentais para vencer os efeitos da pandemia, do novo coronavírus.” Concretamente, como evidenciamos e trazemos esses aspectos de articulação interna e externa para superar esse momento?

 

Visualizando o todo e elaborando estratégias

No atual cenário, manter um fluxo de caixa saudável é a perspectiva mais desafiadora para as empresas que atuam em ramos não essenciais e que tiveram diminuição ou paralisação dos seus serviços. Agora com a retomada desacelerada dos negócios, elaborar um plano emergencial que assegure o capital de giro, é uma luz no fim do túnel para superar a redução de receitas.

Pensando na elaboração dessa estratégia, contar com uma linha de crédito exige do empreendedor uma análise muito bem alinhada com as suas necessidades. E, num contexto em que novas possibilidades são lançadas diariamente, é indispensável manter um diálogo estável com o seu banco.

Sendo assim, as empresas têm de a desenvolver habilidades de conduzir e explorar todas as referências publicadas, estruturar soluções e compartilhar com seus colaboradores, pois a transparência e trabalho em equipe é fundamental para esse momento.
Os líderes empresariais precisam compreender que as definições e as novas medidas devem ser estabelecidas com o apoio mútuo entre todos os seus colaboradores. O que for decidido, nesse novo cenário, impacta a cadeia como um todo e atuar de maneira isolada só poderá trazer mais prejuízos aos seus negócios. O equilíbrio econômico só será superado com um diálogo estável entre os fornecedores, credores e seus funcionários, de modo que haja uma repactuação em seus acordos e contratos.

Considerando o momento incerto em que estamos passando, é imprescindível de que haja uma análise e um panorama geral, de modo que se considere os imprevistos. O planejamento financeiro deve ser elaborado, contando com tendências às flexibilizações. Para isso, é relevante de que o gestor empresarial obtenha uma multiplicidade de visões, inclusive de gestores alheios, para se embasar e se inspirar em seu negócio.

Um outro passo muito importante nesse momento é a relevância que se deve dar aos profissionais de contabilidade. Orientação, esclarecimento de dúvidas e criação de estratégias de ações são algumas das formas que o contador poderá dar suporte às empresas para que consigam percorrer a crise, com o menor impacto possível. Sem essa análise, o equilíbrio das contas pode se tornar insustentável, impedindo um bom desenvolvimento das obrigações do seu negócio.

O momento atual também traz uma nova tarefa aos gestores de acompanhar os indicadores financeiros com uma frequência maior. É o caso de compreender a margem de lucro e ver se o seu negócio está faturando o suficiente para cobrir as despesas e manter uma reserva. Ou um outro indicador importante é o de liquidez recorrente, que demonstrará se será possível segurar os compromissos a curto prazo.

A escolha dos indicadores adequados, depende das funções e características do seu negócio. De qualquer modo, não descuide dos relatórios contábeis, os quais são essenciais para analisar a saúde da empresa e sua perspicácia de lidar com as crises econômicas.

Confira os passos e ideias para equilibrar o seu orçamento, de modo que haja uma aprimoração de sua gestão financeira durante a crise:

  • Primeiro passo: faça um planejamento financeiro e crie um mindmap. Criando esses tipos de diagramas, basicamente você conseguirá visualizar de maneira rápida e sistêmica as ideias, prioridades e tarefas, que muitas vezes ficam apenas no campo da mente e acabam sendo esquecidas, pela falta de priorização.
  • Visualize o todo. Revise e analise o que é essencial para os seus negócios e decida o que pode ser cortado, neste momento. Lembrando que essa ação é necessária para que se crie um hábito de poupar e adequar o seu orçamento a uma nova realidade.
  • Controle os seus gastos. Use de modo estratégico o cheque especial e os cartões de crédito.
  • Evite grandes dívidas. Priorize o que de fato se faz necessário nesse momento e poupe gastos desnecessários.
  • Renegocie dívidas com bancos. Estabelecer um bom diálogo e uma relação saudável com as financeiras, pode ser muito favorável nesse momento de crise.
  • Estabeleça uma relação transparente com os seus colaboradores. Dessa forma, a delegação de tarefas pode se tornar mais otimizadas e tornar a capacidade de acompanhar e analisar todas as tendências que vão saindo de maneira muito mais estruturada e analítica.
  • Tenha uma pluralidade de visões. Elabore planos, estratégias e veja como os gestores alheios estão se portando, para se embasar e se inspirar em seu negócio.
  • Mantenha uma relação com o seu contador. A orientação, esclarecimento de dúvidas e criação de estratégias de ações são algumas das formas que o contador poderá dar suporte às empresas para que consigam percorrer a crise, com o menor impacto possível.
  • Acompanhe os indicadores financeiros da sua empresa, com uma frequência maior e rigor. Compreenda os dados obtidos nos demonstrativos de resultados do seu negócio. Essa análise organizacional o auxiliará na tomada de decisões.
    A crise ocasionada pela pandemia veio e agora devemos procurar maneiras de aproveitar a melhor forma de desenvolver e aprimorar novas formas de trabalho. Existem caminhos para a reinvenção, de modo que haja a superação e equilíbrio para a gestão dos nossos negócios.

fontes:

<https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/06/01/nao-temos-um-plano-para-vencer-a-crise-diz-ana-carla-abrao.ghtml>

<http://www.vipsconsultores.com.br/>

Compartilhar este Post

Logotipo Tecnews.net

Tecnews.NET

A Tecnews possui infraestrutura para suportar as mais variadas situações adversas sem que a prestação do serviço seja impactada, gerando confiança e disponibilidade para seus clientes

Categorias

Gerenciamento Antivírus

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.

Plano TecMail Zimbra

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.