Golpes_no_instagram_como_se_proteger (2)

Golpes do Instagram. Como se prevenir? 

O Instagram é a plataforma de mídia social que mais cresce no mundo, por isso não é nenhuma surpresa que tenha atraído a atenção de fraudadores que buscam capitalizar em cima de golpes aplicados através da plataforma. 

Ao ocultar a sua verdadeira identidade por trás de perfis e contas falsas, os fraudadores podem se passar por fontes confiáveis, roubar dinheiro das pessoas, vender produtos falsificados ou coletar informações pessoais para cometer roubo de identidade. Os golpes podem se espalhar em um ritmo alarmante à medida que mais pessoas curtem, compartilham e comentam postagens maliciosas, por isso, justifica-se lembrar sobre as diferentes formas de fraudes que podem acontecer online. Os tipos mais comuns de golpes no Instagram são: 

Contas de marca falsas: boa parte de todas as postagens de produtos de moda que vemos no Instagram são de produtos falsificados e o número de contas que promovem esses falsos produtos crescem todos os dias. Essas contas golpistas prometem descontos exclusivos, mas o verdadeiro objetivo é comprar curtidas e seguidores para aumentar a credibilidade de seus golpes. 

Seguidores e curtidas grátis no Instagram: os influenciadores podem ganhar muito dinheiro promovendo produtos de empresas em seus perfis. Quanto mais seguidores eles tiverem, mais dinheiro poderão ganhar. Os fraudadores rapidamente aproveitam esse modelo de negócios, fazendo-se passar por empresas que vendem seguidores.  Essas contas podem parecer reais, mas geralmente são contas automatizadas falsas criadas por hackers especificamente para enganar os usuários. 

Golpes do falso investimento: todos os dias nos deparamos com denúncias de pessoas que foram vítimas de esquemas de investimento fraudulentos no Instagram. Normalmente, os fraudadores entram em contato com as vítimas por meio de mensagens instantâneas da plataforma após anunciarem seu serviço. Eles pedem um investimento inicial que seria utilizado para multiplicar o dinheiro e depois que o pagamento é feito, o golpista desaparece com poucas chances de o dinheiro ser recuperado. 

Falsos prêmios: existem muitos brindes e promoções legítimos no Instagram, mas também existem muitas promoções falsas que prometem prêmios inexistentes. Os golpistas geralmente se fazem passar por grandes marcas e pedem que você curta, compartilhe ou comente a postagem para ter a chance de ganhar. O verdadeiro objetivo é coletar suas informações pessoais ou fazer com que você siga a conta deles para aumentar a credibilidade do golpe. 

Golpe de phishing: existem muitos tipos diferentes de golpes de phishing no Instagram. Golpes comuns são e-mails de phishing que solicitam aos usuários que cliquem em um link, verifiquem a atividade em suas contas ou enviem informações pessoais. Se um fraudador obtiver acesso à sua conta, ele poderá roubar suas informações pessoais ou alterar sua senha e bloquear seu acesso.  

Golpes amorosos: Uma história comum onde o golpista pede dinheiro depois de a confiança ter sido estabelecida entre ele e a vítima.  

Dicas para evitar golpes no Instagram 


Não clique em links suspeitos – o Instagram nunca pede aos usuários que cliquem em um link para atualizar suas informações pessoais.  

Torne sua conta privada – as contas do Instagram são públicas por padrão, então se quiser ter certeza de que apenas amigos podem ver suas postagens, você deve tornar sua conta privada. Somente seguidores aprovados poderão encontrar suas postagens por meio de pesquisa, ver quais postagens você gostou ou enviar mensagens diretas. 

Habilite a autenticação de dois fatores – a autenticação de dois fatores fornece uma camada extra de defesa para proteger suas contas. Se você habilitar isso em sua conta, o Instagram enviará um código exclusivo para fazer login. 

Desativar status de atividade – o Instagram possui um recurso que permite que as pessoas que você segue ou com quem tem conversas diretas vejam quando você esteve ativo pela última vez no Instagram. Para proteger sua privacidade, você pode desligar o status de atividade. 

Verifique a atividade de login – para verificar se sua conta foi hackeada, vá em “configurações” e clique em “atividade de login”. Nesta página você obterá uma lista de todos os locais onde você fez login com sua conta. Se houver algum local que você não reconhece, isso pode indicar que sua conta foi comprometida por um fraudador. Você deve sair imediatamente e alterar sua senha. 

Bloquear contas – se alguém estiver assediando você ou postando conteúdo impróprio, você poderá bloqueá-lo manualmente. Abra o menu de três pontos na conta e selecione “bloquear”. Também vale denunciar a conta no Instagram. Se eles acreditarem que a conta, comentário ou vídeo violou os termos de serviço, a conta será suspensa. 

Pesquise – se não tiver certeza se uma conta é legítima ou não, você pode acessar o perfil dela e selecionar “sobre esta conta”. O Instagram mostrará quando o usuário entrou na plataforma, onde está, se está veiculando algum anúncio, se mudou de nome de usuário ou se possui contas com seguidores compartilhados. Se algo não parecer certo, você poderá bloquear e denunciar o usuário. 

Fique de olho nos aplicativos de terceiros – pode ser fácil perder o controle de todos os aplicativos de terceiros que você conectou à sua conta do Instagram. Embora a grande maioria seja segura, você pode ter instalado inadvertidamente um aplicativo nocivo que coleta seus dados para fins nefastos. Você pode ver os aplicativos autorizados ativos e expirados e, em seguida, remover ou conceder acesso aos serviços desejados. 

E uma última dica, mesmo que já tenha sido vítima de fraude, não hesite em pedir ajuda. Os fraudadores são habilidosos e não é sua culpa ter sido vítima do crime. 

Referências:  

https://www.kaspersky.com.br/resource-center/threats/instagram-scams-how-to-avoid 

https://www.kaspersky.com.br/blog/instagram-hijack-new-wave/11586/ 

https://olhardigital.com.br/2023/02/16/seguranca/instagram-golpe-copia-perfis-de-mulheres-para-vender-conteudo-adulto-e-clonar-cartoes/ 

https://olhardigital.com.br/2023/06/30/internet-e-redes-sociais/golpe-do-emprego-instagram-esta-sendo-processado-por-nao-excluir-perfis-falsos/ 

 

Compartilhar este Post

Logotipo Tecnews.net

Tecnews.NET

A Tecnews possui infraestrutura para suportar as mais variadas situações adversas sem que a prestação do serviço seja impactada, gerando confiança e disponibilidade para seus clientes

Categorias

Gerenciamento Antivírus

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.

Plano TecMail Zimbra

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.