POST07_BLOG_02-BLOG

Camadas de Segurança da Informação: Entenda sua importância

Será que você consegue imaginar como é arquitetado um sistema de cofre de segurança máxima? Por mais que não saibamos particularidades sobre cofres, podemos imaginar que o acesso ao cofre requer a passagem por camadas de proteção que podem incluir guardas humanos, portas intransponíveis, controle de acesso rígido que inclui alarmes que disparam quando é identificado ingresso indevido, alarmes por toda parte, monitoramento ininterrupto e que ele esteja situado num lugar de grande resistência a ataques e intempéries de quaisquer tipos. Isso é um bom exemplo de segurança em vários níveis. Certamente você não questiona a razão do uso de tantas camadas de defesa porque está evidente que isso acontece porque esses cofres guardam ativos dotados de alto valor econômico.

A grande questão é: se na era de computadores conectados, onde os dados comandam tudo e o capital intelectual, baseado na informação estruturada é o ativo mais importante das organizações, por que muitas equipes de TI ainda negligenciam a importância de manter as informações da empresa sob proteção em vários níveis? O fato é, a complexidade das redes e o alto número de aplicativos, usuários, sistemas e dispositivos que compõem os ambientes computacionais de hoje acaba sendo um convite a ataques combinados e é tão certo quanto “2+2 são 4” que a única forma de interromper esse tipo de ataque é com defesas coordenadas. Isoladamente, é improvável que cada camada forneça proteção adequada à sua rede contra ameaças multifacetadas.

Para TI, a defesa em vários níveis ou segurança em camadas é uma estratégia de segurança que adota a condição de que nenhuma linha de defesa única pode proteger contra todas as ameaças, sendo portanto, necessárias diversas medidas de segurança para proteger a integridade de uma informação. Nesse caso, a segurança é projetada para mitigar, atrasar ou prevenir ameaças. Se um atacante cibernético romper a primeira linha de defesa, a probabilidade estatística de que ele seja capaz de penetrar nas outras camadas de defesa diminui muito.

Existem vários modelos de segurança em camadas, aqui vamos abordar o modelo baseado em quatro fases de segurança:

1- Rede: os hackers precisam acessar a primeira camada de segurança antes de tentarem invadir computadores e servidores. Daí a necessidade de configurar corretamente roteadores e firewalls para manter o perímetro de rede seguro.

2- E-mail: o e-mail é o principal meio de comunicação de empresas e claro que os agentes de crimes virtuais sabem disso.  Pensar somente na proteção endpoint não é suficiente para impedir que alguém abra e-mails e anexos infectados. Filtrar e-mails no gateway pode reduzir o risco de infecções e violações de dados.

3- Endpoint: essa camada de segurança garante que os dispositivos dos usuários não sejam explorados por violações. Os sistemas de segurança de endpoint permitem proteção em uma rede ou na nuvem, dependendo das necessidades do negócio.

4- Backup: a quarta camada, mas não a menos importante deve garantir a existência de cópias de dados importantes armazenados em um local alternativo, para que possam ser recuperados se excluídos ou corrompidos.

Em vez de simplesmente esperar que os ataques atinjam os endpoints, a segurança em camadas baseada nessas quatro fases tem uma visão holística da defesa cibernética, reconhecendo a importância da rede e da segurança no nível do usuário final.

Os agentes de ataques cibernéticos geralmente conseguem descobrir a vulnerabilidade de uma camada de segurança isolada de um sistema, mas a segurança em camadas força a quebra de vários níveis adicionais de segurança ao mesmo tempo. Como não é fácil conseguir passar simultaneamente por todas as defesas de um sistema, a defesa em camadas se torna um método de proteção eficaz frente ao cenário atual de ameaças cibernéticas já que os invasores que tentam ultrapassar o sistema devem romper sequencialmente cada camada para orquestrar uma violação bem sucedida.

Cada nível de defesa adicionado reforça a proteção já existente nos sistemas, ao ponto de tornar-se impenetrável. Ignorar isso é ignorar que uma única vulnerabilidade de segurança pode comprometer o sistema inteiro da empresa A estratégia de segurança em várias camadas é uma maneira eficiente e eficaz de identificar e eliminar ameaças de elevado risco.

Claramente implementar uma solução de segurança abrangente para sua empresa não é mais uma opção; é uma necessidade. Quer nosso time de especialistas garantindo a proteção completa de tudo pelo qual você trabalhou? Entre em contato hoje mesmo e comece a construir uma postura de segurança melhor. Nós estamos aqui para ajudar.

Referências:  

https://canaltech.com.br/seguranca/seguranca-da-informacao-o-que-e-158375/

https://www.fortinet.com/br/solutions/enterprise-midsize-business/network-security

Compartilhar este Post

Logotipo Tecnews.net

Tecnews.NET

A Tecnews possui infraestrutura para suportar as mais variadas situações adversas sem que a prestação do serviço seja impactada, gerando confiança e disponibilidade para seus clientes

Categorias

Gerenciamento Antivírus

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.

Plano TecMail Zimbra

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.