Oqueéwaf

O que é Web Application Firewall (WAF)?

Práticas de teletrabalho, políticas de “traga seu próprio dispositivo” e o uso excessivo de aplicativos SaaS estão entre os principais fatores que aumentaram a superfície de ataque das APIs. Cada vez mais comuns e sofisticados, os ataques cibernéticos se tornaram uma pedra no sapato para a maioria das organizações. Empresas de comércio eletrônico, organizações de saúde, serviços financeiros on-line e muitas outras empresas enfrentam ameaças constantes e contínuas de roubo de dados e fraude. Isto pode expor qualquer marca a penalidades regulatórias e comprometer a confiança do cliente.

Dessa forma, qualquer camada adicional de segurança para aplicações web, que monitore o tráfego, detecte e bloqueie ataques maliciosos, garantindo a integridade dos dados é indispensável.

O Web Application Firewal ou WAF é um complemento importante ao conjunto de ferramentas de segurança necessário para resolver estas questões. Um WAF pode aumentar o programa de segurança de um aplicativo com uma camada adicional de defesa e ajudar a equipe de segurança a monitorar o tráfego com base em critérios e diretrizes predefinidos para emitir alertas sobre possíveis ataques em andamento.

A distinção entre firewalls de aplicativos baseados na Web e firewalls de rede é baseada nas diferenças entre o tipo de proteção. Os firewalls convencionais protegem contra o acesso não autenticado à rede e bloqueiam o tráfego de entrada de áreas ou intervalos de IP específicos, já os WAFs na camada de aplicação inspeciona e filtra pacotes de dados e detecta ataques que de outra forma seriam indetectáveis. Por exemplo, um firewall padrão não detecta ataques de injeção SQL porque não inspeciona cargas úteis de solicitação de aplicativo, como consultas SQL. Dessa forma, um Web Application Firewall é uma ferramenta de segurança projetada para proteger as organizações no nível do aplicativo.

Os WAFs conseguem isso monitorando, filtrando e analisando o tráfego HTTP entre a Internet e a aplicação web. O objetivo de um firewall de aplicativo da Web típico é proteger os aplicativos contra solicitações maliciosas. Isso é feito seguindo um conjunto de diretrizes que ajudam a determinar qual tráfego é considerado malicioso e qual é considerado seguro. Assim como um servidor proxy atua como intermediário para proteger a identidade de um cliente, um WAF age como intermediário, protegendo o servidor de aplicativos da web de um cliente potencialmente malicioso.

Os aplicativos são uma forma dos invasores se conectarem a dados valiosos, o que os torna uma importante fonte de violações de segurança. Isto significa que usar um WAF adequado é uma etapa crítica para proteger as organizações contra uma série de ataques em nível de aplicativo, incluindo: ataques cross-site scripting, falsificação de solicitações entre sites, ataques de negação de serviço/DoS, ataque distribuído de serviço/DDOS, ataques de dia zero e outros.

Os WAFs podem ser entregues na forma de software, dispositivo ou como serviço. As políticas podem ser personalizadas para atender às necessidades exclusivas do aplicativo Web ou conjunto de aplicativos Web. Embora as políticas para muitos WAFs exijam atualizações periódicas para resolver novas vulnerabilidades, os avanços no aprendizado de máquina permitem que alguns WAFs sejam atualizados automaticamente. Essa automação está se tornando cada vez mais importante à medida que o cenário de ameaças se torna mais complexo e diversificado.

Um WAF é particularmente importante para proteger aplicações web contra ataques e garantir a segurança. Ele analisa o tráfego de entrada, bloqueia o tráfego potencialmente prejudicial e detecta anomalias de tráfego. As empresas usam WAFs em conjunto com software adicional de segurança de aplicativos para proteger melhor seus aplicativos da web.

A equipe de especialistas da TecNews está aqui para apoiar você na adaptação ideal de seus conjuntos de regras WAF – uma configuração personalizada permite proteção eficiente sem afetar os processos produtivos. Como solução de segurança como serviço, o Cloud WAF da TecNews pode ser integrado e configurado em pouco tempo. Nenhum software ou hardware adicional é necessário para a operação. Solicite um orçamento.

Referências:  

https://www.kaspersky.com.br/resource-center/definitions/what-is-a-cross-site-scripting-attack

Compartilhar este Post

Logotipo Tecnews.net

Tecnews.NET

A Tecnews possui infraestrutura para suportar as mais variadas situações adversas sem que a prestação do serviço seja impactada, gerando confiança e disponibilidade para seus clientes

Categorias

Gerenciamento Antivírus

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.

Plano TecMail Zimbra

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.