6 DICAS PARA RECONHECER SE UM SITE É LEGÍTIMO

6 DICAS PARA RECONHECER SE UM SITE É LEGÍTIMO

Não é improvável que, como usuário da Internet, você ocasionalmente encontre um site fraudulento ou duvidoso. E infelizmente você pode ser hackeado apenas visitando um site. Sim, visitar sites ilegítimos envolve alguns perigos inerentes: sujeitos mal intencionados podem invadir seu computador usando links ou códigos maliciosos, pop-ups, anúncios e downloads automáticos se você visitar um site não seguro. Mas então como podemos identificar se um site é falso? Identificar um site fraudulento não é algo que exija conhecimento técnico. Aqui estão algumas coisas que você deve procurar: 

Design e temas ruins 

Fique atento ao layout do site. Os golpistas não costumam investir em design, pois não querem assumir gastos. Geralmente eles montam sites incompletos em tempo recorde. A maioria dos itens neste site não funcionará como deveria. Elementos responsivos como controles deslizantes podem não se mover pela página inicial, as imagens não carregam e os vídeos não são reproduzidos. A interface geral do usuário também pode parecer desatualizada.  

Erros gramaticais 

A menos que os agentes mal intencionados invistam no golpe, eles geralmente não revisam o conteúdo das páginas e cometem muitos erros estruturais e gramaticais. 

Falta de páginas de suporte 

A maioria dos sites falsos não possui abas importantes que costumam ter em sites legítimos como contato e suporte. Se essas abas existirem, terão informações de contato falsas como endereços de e-mail com extensões estranhas do tipo “.site” ou “.contact”.  

Além desses sinais, como princípio geral, existem 6 dicas que podem ajudar a identificar se um site é seguro ou não: 

1- Procure certificados HTTPS e SSL

A primeira coisa que você deve procurar em um site é o protocolo de segurança HTTPS: // logo antes do domínio do site. Usar HTTPS significa que o site usa um certificado SSL ou Secured Socket Layer. Um SSL cria criptografia de ponta a ponta entre o computador servidor e seu computador, garantindo que todas as comunicações sejam seguras. Identifique também um cadeado cinza ao lado do domínio na barra de endereço. Essa é outra maneira de procurar o certificado SSL em um site. Clicando neste cadeado você pode ver o provedor SSL e a segurança da conexão. 

2 – Use a verificação de reputação de um site 

Outra maneira rápida de verificar se um site é legítimo é usar uma verificação de reputação para o site. Um excelente exemplo de um verificador de reputação é o Google Safe Browsing. Para verificar se um site tem conteúdo que o Google sinaliza como perigoso, copie a URL do site e clique em “Pesquisar”. 

3 – Verifique o nome de domínio 

Antes de abrir um site em seu navegador, verifique a URL para ter certeza de que está correta. Tudo o que você precisa fazer é passar o mouse sobre o link. Você deve ver a URL completa e o caminho no canto inferior esquerdo do seu navegador. Observe a ortografia da URL. Às vezes, os cibercriminosos clonam o site original e usam um link muito semelhante. 

4- Procure uma página de política de privacidade

A Página de Política de Privacidade mostra como o site coleta, usa e protege suas informações. Uma declaração de privacidade é requisito obrigatório em alguns países. Reserve um tempo para revisar a política de privacidade do site antes de compartilhar informações pessoais nele.

5-Teste os selos de confiança

Selos de confiança são símbolos de autenticação de fontes de terceiros que confirmam a legitimidade do site. Esses selos geralmente estão na seção de rodapé do site, check-out, login e etc. Quando você clica em um selo de confiança, ele o redireciona para o site do emissor, que, por sua vez, informa como o site que você visitou atende aos padrões de segurança de confiabilidade. Se abrir apenas como uma imagem, ainda é uma bandeira vermelha.

6- Use as ferramentas de segurança do seu navegador

A maioria dos navegadores vêm com recursos de segurança que protegem você como usuário, incluindo VPN integrada e outros. Esses recursos também podem ajudá-lo a identificar e alertá-lo sobre sites potencialmente inseguros. 

Na era da digitalização, ser capaz de identificar sites ilegítimos não é apenas útil, é absolutamente necessário. Quem consegue identificar sites fraudulentos protege sua identidade pessoal e profissional, seus dados financeiros e suas credenciais de logins. Por isso, se você se deparar com um site falso, não forneça informações importantes sobre você. Na dúvida, não clique em links em e-mails, postagens online ou mensagens diretas de estranhos e por fim, denuncie o site ilegítimo ao Google Safe Browsing e feche a janela do navegador imediatamente. 

Referências:  

https://www.techtudo.com.br/noticias/2013/05/veja-como-descobrir-se-um-site-e-confiavel.ghtml 

https://canaltech.com.br/seguranca/como-identificar-se-um-site-e-na-verdade-uma-tentativa-de-phishing-208352/ 

https://www.techtudo.com.br/listas/2019/03/sete-dicas-para-descobrir-se-um-site-e-falso-e-evitar-golpes-online.ghtml 

Compartilhar este Post

Logotipo Tecnews.net

Tecnews.NET

A Tecnews possui infraestrutura para suportar as mais variadas situações adversas sem que a prestação do serviço seja impactada, gerando confiança e disponibilidade para seus clientes

Categorias

Gerenciamento Antivírus

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.

Plano TecMail Zimbra

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.