POST06.1_BLOG01_SITE

Como a transformação tecnológica desafia as empresas neste momento atual.

Tempo de leitura: 10 mim

Adaptação à nova realidade, aponta novos benefícios, mas exige atenção. Será que as empresas estão prontas para esses novos desafios?

A inevitabilidade de se adaptar rapidamente às ferramentas tecnológicas durante a pandemia, trouxe novos desafios às empresas e indicou possíveis ineficiências no desempenho dos seus avanços digitais. A nova realidade em que estamos vivendo exige que estejamos alinhados a esses novos processos e assimilar essa transformação tecnológica, a qual já vem se mostrando há um tempo, não é mais um diferencial, pois se tornou uma exigência do mercado.

O uso de tecnologias emergentes vem para contribuir e aperfeiçoar o funcionamento das empresas, de modo que esse tema vem ganhando destaque no mundo dos negócios há um tempo. O fato é que as empresas que já investem em tecnologia, conseguiram responder rapidamente a crise. Já aquelas que persistem em não acompanhar a transformação dos recursos digitais, por sua vez, veem-se forçadas a reduzir seus custos operacionais, para superar os desafios econômicos ou estão apostando de modo incerto em tecnologias que permitem o teletrabalho e o e-commerce.

Mas afinal, o que é de fato a tão falada Transformação Tecnológica?

Seguindo a definição publicada pela Época Negócios, a Transformação Tecnológica é “a integração da tecnologia digital em todas as áreas de um negócio, mudando fundamentalmente como você opera e agrega valor aos clientes. É também uma mudança cultural na qual exige que as organizações desafiem continuamente o status quo, assim como experimentem e se sintam confortáveis com possíveis fracassos e tenham metodologias para correções ágeis. A Transformação Tecnológica passou a ser imperativa para todos os negócios, desde o pequeno até as grandes corporações. Essa mensagem aparece em alto e bom tom a partir de cada palestra, painel de discussão, artigo, festivais de inovação ou estudo relacionado a como as empresas podem permanecer competitivas e relevantes à medida que o mundo se torna cada vez mais digital. O que não está claro para muitos líderes empresariais é o que efetivamente significa essa transformação.”

Desafios e tendências

Uma das questões mais desafiadoras é como superar os problemas iniciais da cultura empresarial atual para implementar e se beneficiar do processo da transformação digital. Porque o fato é que essa adaptação à nova realidade aponta novos benefícios, mas exige atenção e preparo por parte das empresas. Assimilar a transformação e a tendência tecnológica, implica assumir um novo desafio em visualizar uma alteração e interpretação cultural da empresa, associada à investimentos financeiros. Mesmo os negócios que estão indo bem no caminho dessa mudança, enfrentam entraves estruturais, como orçamentos exorbitantes e desinformação por parte dos profissionais de sua empresa. Entretanto, agora não é mais um assunto que envolve avaliar “se a empresa implantará”, mas sim quando iniciará o processo de implantação da tecnologia. É essencial que se entenda as particularidades, comportamentos e práticas que possam atrapalhar o avanço da transformação.

Um indicativo de onde partir é analisar os processos operacionais da empresa para identificar os gargalos e as ineficiências reveladas durante esse período de crise. Uma gestão de custos eficiente permitirá planejar o investimento em tecnologias digitais, mesmo durante a recessão tecnológica. A dica, conforme texto da Vip’s, publicada para o mês de agosto, “é procurar soluções mais em conta, como as desenvolvidas por startups, e recorrer a linhas de financiamento com juros menores.”

A crise também mostrou que colocar os profissionais em home office não é algo tão simples. Esse regime de trabalho exige aportes em recursos materiais, gestão de processos, além do alinhamento à legislação. A médio e a longo-prazo, essa iniciativa vai se mostrar como um acerto, pois se aliada a estratégia, a redução de custos, o aumento da eficiência e a análise de dados, vão gerar informações que melhorarão a tomada de decisões. Para alcançar esses benefícios, é importante que a empresa alinhe os seus investimentos ao planejamento global do seu negócio.

Para recuperar o tempo perdido, as empresas necessitam iniciar essa jornada com urgência, exercendo essa avaliação da sua situação no momento e traçando um plano para onde pretendem estar depois da crise. Isso implica dedicação a recursos humanos, financeiros e técnicos para a área da tecnologia.

Então, o que podemos considerar para garantir a Transformação Tecnológica?

  1. Alteração e interpretação cultural da empresa

    Assimilar a transformação e a tendência tecnológica, implica assumir um novo desafio em visualizar a interpretação dos conhecimentos da empresa e reestruturar a sua cultura organizacional. Entenda suas particularidades, hábitos e referências que possam trazer aspectos mais desafiadores para o desenvolvimento tecnológico da sua empresa e os tenha numa perspectiva mais elevada. Identificando suas resistências e buscando maneiras de implementar as ferramentas digitais, os processos podem se tornar mais rápidos. 

  2. Acompanhar e incorporar as tendências de transformações tecnológicas

    As transformações digitais vêm ocorrendo de maneira muito acelerada. Uma tecnologia mais moderna pode ser trocada por outra de maneira muito veloz. Devido a isso, é muito importante que a TI da empresa esteja frequentemente em alerta das novas tendências do mercado. Buscar sempre modernização e melhorias é fundamental para o progresso da empresa. Contar com uma empresa especializada em serviços e produtos da Tecnologia da Informação é de grande importância

  3. Identificar e expandir as limitações tecnológicas

    Um acontecimento recorrente é de que algumas empresas não dispõem de altos orçamentos para expandir suas limitações tecnológicas. No momento do investimento em soluções e profissionais qualificados, há ausência de planejamento desses recursos. Isso acaba gerando certa estagnação e limitações técnicas, nos mais diversos setores de uma empresa. É preciso driblar essa imobilidade e encontrar maneiras de equilibrar os gastos e investir na TI da sua empresa.

  4. Investir na segurança da informação

    De modo que essas novas tendências tecnológicas são inseridas dentro da empresa, as aberturas e as fragilidades são expostas aos invasores, deixando assim os dados sigilosos suscetíveis a perdas e ataques. Uma perda de dados, pode levar uma empresa a falência. Investir em ferramentas de proteção robustas e traçar um plano de contingência é muito importante para manter a integridade e a segurança das informações de um negócio.

  5. Pensar a longo prazo

    Alguns líderes empresariais ainda se mostram resistentes às transformações tecnológicas, por considerarem desafiante mensurar um retorno financeiro rápido diante ao investimento pontual que se deve fazer. Em casos como esse, é muito interessante em procurar apoio em empresas especializadas em TI. Muitas vezes os desafios em executar a implantação das novas tecnologias, exige por perto profissionais especializados no assunto. É um caminho que se deve trilhar para alcançar e aproveitar os benefícios tecnológicos. Aqueles que tomarem atitudes como essas, conseguirão se destacar e atingirão ótimos resultados.

Nesta era de transformações, tornar-se digital não é mais uma vantagem competitiva, mas sim a aposta em aprimorar e alavancar seus negócios.

fontes:

<https://epocanegocios.globo.com/>

<http://www.vipsconsultores.com.br/>

Compartilhar este Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on twitter
Logotipo Tecnews.net

Tecnews.NET

A Tecnews possui infraestrutura para suportar as mais variadas situações adversas sem que a prestação do serviço seja impactada, gerando confiança e disponibilidade para seus clientes

Categorias