O_crescimento_por_seguro_cibernético

O crescimento da procura por seguro cibernético

 Atualmente, quase nenhuma empresa pode evitar o tema segurança cibernética. A demanda por cobertura cibernética aumentou especialmente nos últimos dois anos, quando as empresas tiveram que se adaptar a mudanças sem precedentes, incluindo sinistros em grande escala no setor comercial.  

 Até 2019, o segmento ainda jovem de seguros cibernéticos classificava a situação do mercado como fraca e o objetivo do seguro era frequentemente questionado, especialmente por empresas de médio porte. Mas a digitalização e consequente expansão do trabalho remoto, somados a um grande número de ondas de ataques cibernéticos aumentaram a demanda por seguros contra danos causados por ataques de hackers e outros ataques cibernéticos. 

Considerando que o risco de ataques não pode ser totalmente controlado e que mesmo a segurança de TI mais moderna infelizmente não oferece proteção 100% garantida contra ataques cibernéticos, os seguros começaram a ser vistos como uma forma de equilibrar a proteção necessária, uma vez que eles se propõem a absorver parte dos imensos custos resultantes de um ataque cibernético. 

O seguro não evita muitos problemas básicos como a perda de reputação que as empresas sofrem quando um ataque cibernético bem-sucedido se torna público e ou a venda de dados na dark web. O seguro de segurança de TI deve, portanto, ser entendido como proteção adicional.  

É importante ressaltar que a lista de critérios para estabelecer um contrato no qual a seguradora se comprometa a indenizar a outra parte na ocorrência de eventos danosos é um pouco extensa. As seguradoras verificam critérios como: 

Backups: as empresas que querem contratar o serviço de uma seguradora devem ser capazes de comprovar que fazem backup regularmente de seus dados. Essas cópias são fundamentais para poder recuperar dados criptografados após um hack bem-sucedido.  

Recuperação: ainda no que diz respeito aos backups, as seguradoras também verificam se as empresas dominam o processo de recuperação. O objetivo é que as empresas possam se recuperar rapidamente em caso de emergência.  

Autenticação de dois fatores: a autenticação de dois fatores destina-se a garantir que apenas usuários autorizados possam acessar a rede da empresa remotamente. Mesmo no caso de os funcionários acessarem suas contas de e-mail de trabalho em dispositivos privados, as seguradoras exigem proteção por meio de autenticação de dois fatores. Também é recomendável implementar a autenticação de dois fatores para transações financeiras externas ou para alterar detalhes da conta. 

Detecção precoce: os provedores de seguro cibernético atribuem importância às empresas que utilizam sistemas para a detecção precoce de ataques cibernéticos – os chamados sistemas de detecção e prevenção de intrusão. Softwares antivírus, pesquisas regulares de software desatualizados e gerenciamento correto também são obrigatórios. 

Sensibilização dos funcionários: em muitas situações, os funcionários não sabem que estão contribuindo para um incidente de segurança cibernética. Por isso, as seguradoras analisam se a empresa que quer contratar seus serviços é capaz de garantir que o elo humano não se torne uma porta de entrada para ataques de hackers. 

Nenhuma etapa de segurança deve ser negligenciada. As empresas devem, portanto, ter uma visão mais holística de sua proteção, não apenas para manter os danos diretos à propriedade e o comprometimento das operações em andamento o mais baixo possível, mas também porque cenários de danos como perda de reputação ou queda da confiança dos investidores são consideradas “não seguráveis”. 

Um ataque cibernético geralmente não é um evento incomum ou imprevisível. Se do ponto de vista do gestor de TI ainda há alguns critérios nos quais precisa se adequar no que diz respeito à segurança dos ativos da empresa, é recomendável que se busque orientação de um provedor de serviços de segurança de TI especializado em clientes corporativos.  

Gostaria de revisar ou expandir seu conceito de segurança de TI, mas não sabe por onde começar? Nós podemos ajudá-lo com base em uma análise real feita sob medida para sua empresa. Entre em contato conosco e torne sua empresa mais segura. 

Referências:  

https://www.cnnbrasil.com.br/business/procura-por-seguros-ciberneticos-cresce-mais-de-40-no-1o-trimestre-diz-pesquisa/ 

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/seguros-de-riscos-ciberneticos-tem-crescimento-de-75-nas-contratacoes/ 

Compartilhar este Post

Logotipo Tecnews.net

Tecnews.NET

A Tecnews possui infraestrutura para suportar as mais variadas situações adversas sem que a prestação do serviço seja impactada, gerando confiança e disponibilidade para seus clientes

Categorias

Gerenciamento Antivírus

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.

Plano TecMail Zimbra

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.