O que é um backdoor e como proteger minha empresa

O que é um backdoor e como proteger minha empresa?

Um backdoor é uma forma alternativa de acessar um software ou um sistema de hardware que contorna a proteção de acesso normal. Um backdoor cria um ponto de entrada alternativo em um dispositivo, rede ou software que concede acesso remoto a recursos como bancos de dados e servidores de arquivos.

O objetivo de um backdoor é obter acesso remoto e oculto a um sistema ou ler dados criptografados sem que as rotas de acesso regulares tenham que ser cumpridas. Apesar disso não ser necessariamente feito com más intenções, contorna a proteção de acesso normal e facilita também a vida dos criminosos. Como os backdoors permanecem onipresentes, são uma ameaça permanente para todos os usuários de computadores ou smartphones.

Os hackers vasculham a Internet em busca de aplicativos vulneráveis para usá-los como hospedeiros de vírus backdoor. Uma vez que um vírus backdoor é instalado no dispositivo, torna-se muito difícil de detectar porque os arquivos geralmente são muito ofuscados.

Uma vez ativado, um Trojan backdoor permite que os hackers controlem remotamente o dispositivo infectado. Eles podem realizar todos os tipos de atividades maliciosas, incluindo roubo, recebimento e exclusão de arquivos, reinicialização do dispositivo e instalação de outros malwares.

Ter um backdoor em seu dispositivo dá aos criminosos a capacidade de executar remotamente uma variedade de propósitos de hacking, como:

Monitoramento;

Lançamento de ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS);

Sequestro de servidores;

Roubo de informações financeiras;

Ataques de ameaças avançadas persistentes (APTs);

Roubo de identidades de autenticação ou criptografia de um dispositivo.

Como posso me proteger de malware?

Para implementar medidas de proteção eficazes contra o malware, primeiro é preciso considerar a separação dos backdoors em dois tipos: aqueles que já vêm instalados nos sistemas/aplicativos e os que tentam se instalar posteriormente, em especial através de trojans.

Como falamos anteriormente, alguns backdoors em potencial estão embutidos no sistema operacional. Mas eles também precisam ser configurados e a maioria dos backdoors são instalados remotamente de qualquer maneira (por exemplo, por meio de atualizações de firmware).

Quando o acesso é forçado de forma criminosa, o método mais comum de distribuição usado pelos criminosos cibernéticos são os programas maliciosos como trojans que instalam um backdoor para acesso de longo prazo.

Para se precaver e tentar ficar longe de problemas são recomendadas práticas como:

1 – Realizar atualizações disponíveis regulares e oportunas dos sistemas em todos os dispositivos para fechar as lacunas de segurança;

2 – Ter cuidado ao abrir e-mails, ao clicar em links e anexos e principalmente se for uma mensagem inesperada de remetente desconhecido, o que não exclui o cuidado também com remetentes supostamente conhecidos;

3 – Procurar baixar apps, programas e jogos apenas de fontes confiáveis;

4 – Fazer backup de dados importantes regularmente para se proteger contra criptografia e poder recuperar dados perdidos;

5 – Instalar e manter atualizado programa antivírus e firewall para detectar programas mal-intencionados;

6 – Usar contas de usuários com direitos reduzidos para que programas maliciosos não tenham direitos de administrador e, portanto, não tenham acesso a todo o sistema.

O trabalho de qualquer empresa é gerenciar as linhas invisíveis de defesa: revisando a infraestrutura de TI, identificando vulnerabilidades, lidando com incidentes de segurança, desenvolvendo políticas de segurança da informação e monitorando a conformidade. Essas ações garantem que a empresa tenha um sistema imunológico forte. Na maioria das vezes, essa proteção passa despercebida até que ocorra um ataque e as defesas sejam provadas.

Os sistemas de TI e sua segurança são um bloco de construção importante em todas as empresas para garantir a produtividade a longo prazo. Infelizmente, as empresas muitas vezes só percebem a importância quando falham. Portanto, tornamos nossa tarefa analisar os cenários de TI existentes e recomendar medidas claras de acordo com a proteção básica de TI para que você e sua empresa estejam posicionados de maneira ideal contra esse e outros perigos.

Podemos ajudar sua empresa na análise de possíveis falhas de segurança e aconselhamento de acordo com as necessidades individuais, na criação e suporte de longo prazo na implementação do seu conceito de segurança e nas recomendações para ação. Contacte-nos e saiba mais.

Referências:  

https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/backdoor/https://www.kaspersky.com.br/resource-center/threats/malware-protection

Compartilhar este Post

Logotipo Tecnews.net

Tecnews.NET

A Tecnews possui infraestrutura para suportar as mais variadas situações adversas sem que a prestação do serviço seja impactada, gerando confiança e disponibilidade para seus clientes

Categorias

Gerenciamento Antivírus

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.

Plano TecMail Zimbra

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.