Por_que_a_criptografia_de_dados_é_importante_para_sua_empresa

Por que a criptografia de dados é importante para sua empresa? 

Há bem pouco tempo o Facebook foi pego de surpresa com o compartilhamento de senhas de seus usuários. Havia milhões e milhões de senhas armazenadas pela empresa estadunidense e elas foram simplesmente expostas na dark web. Esse caso gerou muita repercussão porque era de se esperar que o princípio básico de privacidade de dados de controlar quem pode ver informações pessoais fosse preponderante. 

O fato é que toda empresa possui informações que não devem ser conhecidas por terceiros. Isso inclui informações de produtos, informações de campanhas, dados de pesquisa e desenvolvimento, informações privadas de parceiros de negócios e clientes. 

Levando em conta os recentes casos de vazamento de dados e a LGPD (Lei geral de Proteção de Dados), torna-se evidente a importância de se considerar a criptografia como um grande aliado da segurança. Uma vez que ocorre um vazamento de informações, isso acarretará um grande prejuízo para a empresa, podendo também causar muitos transtornos aos clientes e perda de credibilidade.  

A criptografia é uma tecnologia que oculta dados usando algoritmos complexos convertendo-os em texto cifrado, uma forma ilegível sem uma chave de criptografia. Esse processo é chamado de “codificação”. A criptografia torna quase impossível para cibercriminosos ou outras partes não autorizadas roubar e usar indevidamente os dados, pois apenas aqueles com a chave de criptografia podem decifrar os dados e ter acesso às informações. 

A criptografia de dados nas empresas evita vazamentos de informações e mitiga o custo de seu impacto. É uma das melhores soluções de segurança para proteger informações confidenciais, mas você deve saber quais documentos criptografar e como implementá-lo de maneira eficaz. 

Apenas criptografar cegamente todos os dados não é seguro. Se você colocar muita ênfase na segurança e usar criptografia que cause transtornos aos usuários, isso poderá afetar seus negócios da mesma forma. Como a segurança e a conveniência geralmente se contradizem, o interessante é proteger os dados usando a criptografia como um mecanismo de bastidores que os usuários desconhecem. Também é uma boa ideia entender a criptografia de arquivos corretamente e usá-la somente quando necessário. Considere qual é o uso correto da criptografia para sua empresa. 

A vantagem de criptografar arquivos é que os dados originais possivelmente não vazarão para o exterior. Se as informações pessoais ou confidenciais forem criptografadas, não será possível acessar facilmente as informações. Ao retirar arquivos da empresa, por exemplo, a possibilidade de perda da mídia (USB, etc.) que armazenou os dados não é zero, mas se os dados nela contida estiverem criptografados, o risco de vazamento de dados em caso de perda será reduzido. 

Precisamos levar em consideração que nos últimos anos mais que dobrou o número de oportunidades de expor informações através da Internet e ao mesmo tempo tornou-se mais comum gerenciar informações importantes em terminais pessoais. Os ataques cibernéticos se diversificaram, por isso é necessário não apenas tomar medidas para prevenir danos, mas também minimizar danos no caso provável de um ataque. É por isso que enfatizamos repetidamente a eficácia das defesas em camadas. Uma tecnologia defensiva suporta a eficácia de outra tecnologia defensiva e reduz as oportunidades para os invasores roubarem dados. O uso da criptografia pode então ser pensada como uma camada extra de proteção para evitar invasão e vazamentos. 

Existem principalmente duas categorias nas quais as possibilidades de criptografar dados podem ser divididas: 

Criptografia simétrica: nesse caso a chave para criptografia e descriptografia é a mesma e está disponível em ambos os lados (remetente e destinatário). Na prática, o lado do remetente criptografa o texto simples em um texto cifrado usando a chave. No lado do destinatário, o texto cifrado é convertido novamente em texto simples usando a mesma chave. A chave é trocada por um canal seguro entre as partes envolvidas. 

Criptografia assimétrica: ao contrário da criptografia simétrica, a criptografia assimétrica não usa a mesma chave secreta. Se você deseja criptografar dados dessa maneira, precisa da chamada chave pública e de uma chave privada. Apenas a chave privada, que pertence exclusivamente ao destinatário, é secreta. Com criptografia assimétrica, portanto, não é necessário que a chave seja trocada por outro canal. O destinatário usa a chave privada para descriptografar a mensagem em texto simples. Ambas as chaves não são idênticas. 

Em suma, não importa o tamanho da sua empresa: de multas governamentais a relacionamentos com clientes, a criptografia pode evitar muitos problemas financeiros e de relações públicas. Com uma forte estratégia de segurança, incluindo criptografia e gerenciamento de chaves, sua organização pode fazer mais com os dados que possui, aplicativos e produtos. Se essa não é uma prática comum na sua empresa, comece a pensar em criptografia de dados a partir de hoje. 

Referências:  

https://www.techtudo.com.br/noticias/2012/06/o-que-e-criptografia.ghtml 

 https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/06/o-que-e-criptografia-de-ponta-a-ponta-entenda-o-recurso-de-privacidade.ghtml  

https://olhardigital.com.br/2023/01/24/colunistas/a-importancia-do-score-de-ciberseguranca-para-a-reputacao-do-seu-negocio/ 

 

Compartilhar este Post

Logotipo Tecnews.net

Tecnews.NET

A Tecnews possui infraestrutura para suportar as mais variadas situações adversas sem que a prestação do serviço seja impactada, gerando confiança e disponibilidade para seus clientes

Categorias

Gerenciamento Antivírus

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.

Plano TecMail Zimbra

Preencha os campos abaixo. Em breve entraremos em contato.